Questões de Concurso
Comentadas sobre migração, refugiados e demografia em conhecimentos gerais
Foram encontradas 297 questões
I ao chegar nas grandes cidades, a principal dificuldade para os migrantes era a moradia, que carecia de movimentos sociais da habitação.
II os movimentos internos de migração foram estimulados pela crescente industrialização do pós-guerra e pela redução das fronteiras agrárias.
III o aumento vertiginoso das periferias nas regiões urbanas foi provocada pelos migrantes internos que procuravam lugares acessíveis para morar.
IV houve a melhoria dos sistema de transporte — ferroviários e de ônibus urbanos —, que forneciam transporte público a essa força de trabalho, com empregos nas áreas periféricas das metrópoles.
Das afirmativas, estão corretas
“Camponeses e moradores eram expulsos das terras, as casas de palha queimadas e as pequenas lavouras de subsistência confiscadas sem a menor indenização. Os programas geralmente se realizavam à noite, quando as famílias inteiras eram despertadas pelas tochas incendiárias sem o menor aviso prévio. E lá se iam, pelas madrugadas, em demanda do horizonte, o pequeno rebanho apavorado. Eram mulheres e crianças que gemiam e que choravam, deixando para trás o tugúrio em chamas” (A União, 27 mar. 1994).
O texto acima faz parte de uma entrevista feita a Claudio Santa Cruz Costa, publicada no jornal A União, abordando as Ligas Camponesas e revelando os horrores enfrentados pela população rural sob a opressão dos latifundiários no Nordeste do Brasil. A criação das Ligas Camponesas teve como principal argumento aglutinar os camponeses em torno de uma entidade associativa para eliminar o cambão, definido como
“Aquela noite foi inesquecível, pois nossa casa foi inundada em minutos. Não tínhamos outra opção a não ser partir imediatamente”, relembra Bahadur Khan, um refugiado afegão de 60 anos que vive na província de Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão, sobre as enchentes de 2022. Bahadur e sua família haviam suportado as implacáveis chuvas de monção que começaram em junho, mas não estavam preparados para a violenta subida do Rio Cabul meses depois. Em apenas 10 minutos, Bahadur foi forçado a pegar o pouco que podia e fugir com sua família para um terreno mais alto.
ACNUR. Sem Escapatória: Na Linha de Frente das Mudanças Climáticas, Conflitos e Deslocamento Forçado. Disponível em: https://www.acnur.org/br/media/semescapatoria-na-linha-de-frente-das-mudancas-climaticas-conflitos-e-deslocamentoforcado.
O trecho acima exemplifica o problema dos refugiados climáticos. O prognóstico atual é de que esse tipo de situação tenderá a se disseminar no planeta.
Sobre esse tema, assinale a opção incorreta.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as características físicas e humanas do Brasil e do mundo.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
I - Os países que mais têm recebido refugiados ucranianos são Polônia e Eslováquia.
II - A Crimeia é a península localizada no sul da Ucrânia que em 2014 foi anexada ao território da Rússia.
III - Em ordem de sucessão, os presidentes do Brasil foram: Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro e Lula.
IV - Uma das razões para a criação da moeda entre Brasil e Argentina é dispensar o uso do dólar nas transações comerciais entre os dois países, e o seu nome será URV.
Internet:<www.bbc.com> (com adaptações).
Os dois países sul‑americanos que mais receberam venezuelanos são, respectivamente,
Aeronave pousou neste domingo (6/10/24), na Base Aérea de Guarulhos. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recepciona o grupo.
A aeronave fez uma parada técnica para abastecer na cidade de Lisboa, em Portugal, e seguiu para o Brasil.
Uma criança foi uma das primeiras a sair do avião com a bandeira do Líbano. Em seguida, outro repatriado com a camiseta do Brasil saiu do avião e ergeu as mãos para o céu em gratidão. Na sequência, ele abraçou o presidente, que recepcionou o grupo.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/10/06 /aviao-da-fab-com-brasileiros-resgatados-no-libano-c hega-a-sp.ghtml
Vários libaneses vieram pedir asilo político ao governo brasileiro. Os libaneses serão considerados refugiados pois: