Questões de Atualidades - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade para Concurso

Foram encontradas 354 questões

Q2915504 Atualidades

Emissão de CO2, no mundo cai; líderes discutirão pacto climático.


Gerard Wynn


LONDRES (Reuters) — “A recessão deve causar a mais profunda queda nas emissões de gases do efeito estufa em 40 anos, segundo uma estimativa divulgada nesta segunda-feira, enquanto líderes mundiais seguem rumo a Nova York para tentar romper o impasse sobre a formatação de um novo pacto climático global.

As emissões em todo o mundo de dióxido de carbono, principal gás resultante da ação humana causador do efeito estufa, vão cair cerca de 2,6 por cento em 2009, como resultado da queda da atividade industrial em todo o mundo, informou nesta segunda-feira a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla eminglês).

O mundo tem de aproveitar essa queda para conduzir uma luta global contra as mudanças climáticas em vez de permitir que as emissões cresçam novamente, como aconteceu em recessões anteriores, disse Fatih Birol, economista-chefe do IEA, em entrevista à Reuters.

Esta queda nas emissões e em investimentos em combustíveis fósseis somente terá significado com um acordo em Copenhague, que envie um sinal para investidores na direção do baixo teor de carbono! disse ele, referindo-se à cúpula da ONU em dezembro na capital da Dinamarca.”


(Disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/09/21/emissao-de-co2-no-mundo-cai-lideres-discutirao-pacto-climatico-767705380.asp Acesso em: 29/09/2009).


Com base no texto e em seus conhecimentos relativos ao meio ambiente, assinale a opção correta para conceituar “efeito estufa”.

Alternativas
Q2915502 Atualidades

“A 'questão ambiental! é complexa, trans e interdisciplinar. Posto que nada se define em si, mas em relações em contextos espaço-temporais, no que se refere a método, a tradição dialética exposta no item anterior [educação ambiental transformadora em oposição à conservadora] é, dentre as que buscam pensar o enredamento do ambiente, a que se propõe a teorizar e agir em processos conexos e integrados, vinculando matéria e pensamento, teoria e prática, corpo e mente, subjetividade e objetividade.

A dialética é o exercício totalizador que nos permite apreender a síntese das determinações múltiplas que conformam a unidade. O modo de pensar dialógico, genericamente, consiste em que quaisquer pares podem estar em contradição e/ou serem complementares. Permite entender a unidade na diversidade, a superação do contraditório pela síntese que estabelece outras contradições, num contínuo movimento de transformação — esta foi a inovação de G.W. Hegel em relação à dialética antiga, posteriormente adotada criticamente por Karl Marx.” (Disponível em: Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004,p.70)


Ainda segundo o autor do texto, o método dialético possibilita o diálogo crítico com outras abordagens do campo “ambiental”. Nesse diálogo é possível a construção de novas sínteses teórico-metodológicas sem recair no idealismo ou no materialismo estrito, na generalidade abstrata de poucos efeitos práticos, no reducionismo e no dualismo. (Adaptado). (Idem, p.71).


Com base no texto acima, podemos concluir que a proposta de educação ambiental defendida é a:

Alternativas
Q2915500 Atualidades

No Brasil, existem diversos domínios morfoclimáticos, isto é, caracterizados pelo interrelacionamento entre o clima, a cobertura vegetal, a forma de relevo, a hidrografia e o solo. Atualmente, todos os nossos domínios apresentam problemas ambientais provocados pela ação do ser humano. Localizado na Região Norte do Brasil, o domínio Amazônico ou Amazônia caracteriza-se, essencialmente, pela existência de terras baixas e grande processo de sedimentação; clima e floresta equatorial que dificultam a sua ocupação e integração ao restante do país. Nesta floresta, desde os anos 70, o governo tenta abrir estradas no sentido de abrir caminhos para o desenvolvimento socioeconômico. No entanto, “quatro décadas depois, a Amazônia está mal-servida por estradas esburacadas, atoleiros e toda espécie de obstáculo ao trânsito de pessoas e cargas. Quase metade da malha rodoviária é considerada ruim ou péssima pela Confederação Nacional do Transporte. Outros 40% são apenas regulares. (...). Por outro lado, existe hoje a consciência de que a floresta precisa ser preservada e que cada estrada é um vetor do desmatamento. Elas não apenas atraem migrantes, mas também servem de ponto de partida para milhares de caminhos vicinais abertos por madeireiros, garimpeiros e agricultores” (...). (Veja Amazônia: o fator humano. São Paulo: Abril, set. 2009, p.49).


Considerando as informações acima e tomando por base seus conhecimentos, assinale a opção que faz correspondência entre os problemas ambientais e os domínios morfoclimáticos corretamente.

Alternativas
Q2915497 Atualidades

Leia, criticamente, o texto.


“No último século, o grande avanço da fronteira agrícola para o Centro-Oeste e o Norte teve enorme papel no progressivo desmatamento do Brasil, coisa que, é claro, vem desde os tempos da colonização portuguesa. Não importando quão conscientes os brasileiros estejam de seus problemas ambientais, a mudança tem sido lenta em decorrência da fiscalização fraca e da escassez de recursos essenciais. Em muitas áreas, falta saneamento básico, ou este é do tipo rudimentar, o que só provoca mais poluição.” (LUNA, Francisco Vidal; KLEIN, Herbert S. O Brasil desde 1980. São Paulo: Girafa, 2007, p.171)


Considerando que na Amazônia, por exemplo, tem havido novas fronteiras do desenvolvimento do agronegócio, além de muitos crimes pela posse de terras... Para que haja mudança neste cenário é necessário, sobretudo:

Alternativas
Q2915493 Atualidades

Há trinta anos, Paulo Freire já preconizava que a educação deveria passar por mudanças para atender aos anseios da sociedade. Nas suas palavras: “Não é possível fazer uma reflexão sobre o que é a educação sem refletir sobre o próprio homem. O cão e a árvore também são inacabados, mas o homem se sabe inacabado por isso se educa. A educação é uma resposta da finitude da infinitude. A educação é possível para o homem, porque este é inacabado e sabe-se inacabado. Isto o leva à sua perfeição. O homem deve ser sujeito de sua própria educação, ninguém educa ninguém, o homem como ser inacabado está em constante busca com outros seres. A sabedoria parte da ignorância. Não há ignorantes absolutos.” (Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979). (Disponível em: http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_44856.html Acesso em:25/09/2009)


Considerando o cenário científico atual, no qual se valoriza a condição humana e a realidade ambiental da qual fazemos parte, a Educação Ambiental desponta como um horizonte desafiador e enriquecedor para os seres humanos em geral e os brasileiros em particular. De fato, associar a ação educativa ao ambientalismo implica considerar todas as formas de vida existentes. Com base nessas informações e no seu conhecimento, assinale a opção abaixo que apresenta o entendimento da Educação Ambiental como:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: E