Questões de Atualidades - Atualidades do ano de 2021 para Concurso

Foram encontradas 549 questões

Q2511850 Atualidades
O gráfico a seguir apresenta a participação percentual do consumo setorial de energia elétrica em 2021 e 2022 (BEN 2022 e BEN 2023).



Imagem associada para resolução da questão





A esse respeito, analise as afirmativas a seguir

I. O ano de 2022 foi impulsionado pela retomada da economia que, no começo da década, atravessou os desafios impostos pela pandemia de COVID-19. O ano apresentou oscilações, sendo impactado por fatores econômicos (inflação acumulada e endividamento da população) e climáticos, em especial a ocorrência de temperaturas mínimas e máximas menores que em 2021, que levaram à redução do consumo de eletricidade em 2022.
II. Em 2022, o consumo de energia apresentou crescimento de 1,5% em relação ao ano anterior, sendo os setores industrial, comercial e agropecuário responsáveis por esse aumento.
III. Serviços e Comércio mostraram recuperação expressiva em 2022, após o fim das restrições para o enfrentamento da pandemia. O ramo de Madeira, Papel e Celulose ampliou sua produção para suprir a demanda global por matéria-prima brasileira, que aumentou após o início do conflito entre Rússia e Ucrânia. Já outros setores da indústria foram afetados negativamente por fatores conjunturais, como juros altos e inflação acumulada, além de escassez de matéria-prima, diminuindo o consumo de energia.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2511849 Atualidades
A seguir, é apresentado o gráfico de emissões totais do setor energético brasileiro por setor em 2021.


Imagem associada para resolução da questão



Com base nas informações apresentadas no gráfico e em seu conhecimento do setor energético no Brasil, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) No setor de energia, o consumo de combustíveis nos setores de Transportes e Indústrias são os maiores responsáveis pelas emissões de GEE, atingindo juntos 45% do total de emissões em 2021.
( ) O Setor Elétrico, no qual até 90% da energia gerada provém de fontes renováveis em anos de hidrologia favorável, respondeu por cerca de 11% das emissões totais do setor de energia em 2021. No contexto nacional, incluindo todos os demais setores, esse número cai, ou seja, a mitigação adicional de GEE no setor elétrico tende a ser pouco custo efetiva e desafiadora.
( ) No setor elétrico, salvo raras exceções, as termelétricas têm o papel de dar segurança ao sistema e são acionadas de forma centralizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), ou seja, a própria empresa não tem gerência sobre a sua principal fonte de emissão e, como o despacho da energia depende de condições climáticas, varia substancialmente de ano para ano.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488733 Atualidades
Em 2022, o vereador Carlo Caiado, então presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, promulgou a Lei nº 7 .658/2022 que permite a modificação da nomenclatura de logradouros que rendam homenagens a nomes de pessoas ligadas diretamente à escravidão ou a torturadores.
Antes mesmo dessa medida, em 2021, uma rua no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, teve seu nome alterado. A antiga Rua Coronel Moreira César, nome de um oficial do Exército brasileiro responsável por assassinatos, passou a se chamar Rua Ator Paulo Gustavo, como homenagem ao humorista.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: https://www.jb.com.br/fotos-e-videos/2021/05/1030282-niteroi-mudanome-da-principal-rua-do-bairro-de-icarai-para-ator-paulo-gustavo.html
As afirmativas a seguir descrevem corretamente essas iniciativas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2478774 Atualidades
Qual país sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 2020, que foram adiados para 2021 devido à pandemia de COVID-19?
Alternativas
Q2432042 Atualidades

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em seu relatório 2021 Antibacterial agents in clinical and preclinical development: an overview and analysis, revelou que o desenvolvimento de novos tratamentos antibacterianos é inadequado para lidar com a crescente ameaça de resistência aos antibióticos. "Há uma grande lacuna na descoberta de tratamentos antibacterianos e, mais ainda, na descoberta de tratamentos inovadores", afirmou Hanan Balkhy, diretora-geral assistente da OMS sobre resistência antimicrobiana. No Brasil, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) reforça a necessidade de investimento para frear o avanço das superbactérias (adaptado de Sobrinho (2023) e OPAS (2022)). Ao encontro dessa temática, analise as asserções a seguir:

I.Ainda que a OMS chame a atenção acerca da lacuna na descoberta de tratamentos antibacterianos, o número de mortes relacionadas às superbactérias que resistem a medicamentos tradicionais permanece estável, principalmente nos últimos anos.

II.Como as bactérias se tornam resistentes cada vez mais cedo, os medicamentos ficam obsoletos rapidamente e deixam de interessar à indústria farmacêutica. Além disso, o setor privado prefere investir em áreas mais lucrativas, como, por exemplo, a oncologia.

III.O insuficiente número de pesquisas sobre novos antibióticos representa um sério desafio para superar a crescente pandemia de resistência antimicrobiana e deixa a população cada vez mais vulnerável a infecções bacterianas, incluindo as infecções mais simples.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: A
5: A