O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Aproveite a promoção do trabalhador estudando para ingressar na profissão que sempre sonhou. Assine agora com 20% de desconto

Questões de Geologia - Geologia do Petróleo para Concurso

Foram encontradas 148 questões

Q942074 Geologia

Um topógrafo executou um levantamento em uma refinaria de petróleo, com o objetivo de cadastrar uma caixa de passagem. Para a realização desse trabalho, o profissional instalou sua estação total no ponto PET01, de coordenadas X = 1.000,000, Y = 1.000,000 e Z = 100,000, e posicionou o bastão com o prisma no centro da caixa de passagem. Em seguida, determinou o azimute da direção observada igual a 85°00’00”, o ângulo zenital igual a 85°00’00”, a distância inclinada igual a 701,000 m, a altura do instrumento igual a 1,780 m e a altura do sinal igual a 1,780 m. Considerando, para efeitos de cálculo, seno 85° = 0,996 e cosseno de 85° = 0,087, e que os erros de curvatura e refração já foram corrigidos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A coordenada “Z” da caixa de passagem é maior que a coordenada “Z” do ponto ocupado pelo instrumento.

( ) A coordenada “X” da caixa de passagem é igual a 695,403 m.

( ) A coordenada “Y” da caixa de passagem é igual a 1.060,743 m.

( ) A horizontalização da distância inclinada não influencia o cálculo do desnível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q902619 Geologia

A imagem sísmica “TecVA” interpretada abaixo, migrada em tempo, realça a trama de soleiras e diques de diabásio, presentes na seção sedimentar da Bacia do Parnaíba.


SANTOS, S.F.; et al. Sistemas petrolíferos e modelos de acumulação de hidrocarbonetos na Bacia de Santos. Boletim de Geociências da Petrobras, v. 22 (2), 2014. p. 261.


Com base nessa imagem, verifica-se que na Bacia do Parnaíba

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q902618 Geologia

A seção sísmica interpretada abaixo, migrada em tempo, exemplifica o arcabouço estratigráfico da porção norte da Bacia de Santos. Os horizontes H0 a H9 representam limites de sequências.


Chang, H.K.; at al. Sistemas petrolíferos e modelos de acumulação de hidrocarbonetos na Bacia de Santos. Revista Brasileira de Geociências, v. 38 (2 – suplemento), 2008. p. 34. Adaptado.


Com base nessa seção, verifica-se que

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q902617 Geologia

Os mapas abaixo mostram em (I), a configuração geológica do Pré-Sal das bacias das margens do Brasil e da África, além do lineamento vulcânico composto pela Elevação do Rio Grande e pela Cadeia Walvis. Em (II), uma restauração, mostrando as principais bacias SAG com as espessuras de sal durante o Eocretáceo e o Neocretáceo. Mostra, também, o limite entre as crostas continental e oceânica (COB) durante aquele tempo.



CERALDI, T.S.; Green, D. Evolution of the South Atlantic lacustrine deposits in response to Early Cretaceus rifiting, subsidence and lake hydrology. In: CERALDI, T.S.; et al. Petroleum Geoscience of the West Africa Margin. Geological Society, Special Publication 438, p. 2. 2016. Adaptado.


Com base nos mapas, verifica-se que

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q902612 Geologia

A Figura abaixo ilustra um arenito quartzoso com bioclastos tabulares, orientados em função do acamamento. Os eixos indicam as direções horizontal e vertical, e a seta, o sentido do fluxo em um reservatório de óleo.


SELLEY, R.C. Elements of Petroleum Geology. Academic Press, 2 ed, 1998. p. 260. Adaptado.


A melhor relação entre as direções de permeabilidade horizontal (Kx e Ky) e vertical (Kz) é

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: A
5: D