Questões de Geografia - Urbanização em países subdesenvolvidos para Concurso

Foram encontradas 4 questões

Q1975618 Geografia

Internet: <blogdoenem.com.br> (com adaptações). 


   As reformas urbanas, realizadas em diversas cidades brasileiras entre o final do século XIX e o início do século XX, lançaram as bases de um urbanismo moderno “à moda” da periferia. Eram feitas obras de saneamento básico e embelezamento paisagístico, implantavam-se as bases legais para um mercado imobiliário de corte capitalista, ao mesmo tempo em que a população excluída desse processo era expulsa para os morros e as franjas da cidade. 

Ermínia Maricato. Urbanismo na periferia do mundo globalizado
Considerando o gráfico e o texto apresentados, julgue o item, a respeito dos processos de urbanização e metropolização. 

A China pouco contribuiu para a alteração mostrada no gráfico, visto que sua população, que representa cerca de 20% do contingente mundial, ainda é predominantemente rural. 
Alternativas
Q1946340 Geografia
"Atualmente, existem 28 cidades no mundo com mais de 10 milhões de habitantes, que totalizam 471 milhões de pessoas" (BALBIM, Renato (org.). Geopolítica das cidades: velhos desafios, novos problemas. Brasília: Ipea, 2016. p. 128).
Marque a opção CORRETA que indica o continente que possuía 12 megacidades mundiais, representando 51% dessa população, conforme dados de 2016. 
Alternativas
Q672543 Geografia

Acerca da formação territorial brasileira, julgue (C ou E) o item a seguir.


Nos três primeiros séculos de colonização portuguesa no Brasil, a produção no território brasileiro era fundada na criação de um meio técnico mais dependente do trabalho direto e concreto do homem do que da incorporação de capital à natureza.

Alternativas
Q672542 Geografia
Acerca da formação territorial brasileira, julgue (C ou E) o item a seguir.
Com a construção de Brasília, a nova capital brasileira, pretendeu-se superar três dificuldades para a implementação do Plano de Metas do então presidente Juscelino Kubistchek: a inexistência de uma localização privilegiada do poder para o rearranjo das economias regionais, em prol da unificação do mercado nacional; o enrijecimento econômico do litoral, palco da colonização; o potencial burguês latifundiário e urbano concentrados nas antigas ilhas territoriais produtivas de café e cana-de-açúcar.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C