Questões de Geografia para Concurso

Foram encontradas 3.790 questões

Q2511830 Geografia

Os gráficos a seguir apresentam a distribuição das águas no planeta.





Imagem associada para resolução da questão




Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) As águas da Terra encontram-se em permanente movimento, através do ciclo hidrológico. Uma parcela do excedente hídrico das chuvas forma o escoamento superficial que deságua nos rios e lagos naturais. As águas superficiais representam apenas 0,41% de toda água existente na Terra.


( ) A intensa troca entre os diversos ambientes armazenadores de água superficial ocasionam uma dificuldade no estabelecimento de suas reservas, provocando, muitas vezes, um efeito de sazonalidade que gera dificuldade tanto em termos quantitativos quanto em termos qualitativos. Os rios são os principais agentes geológicos atuantes na dinâmica externa da Terra.


( ) Os mananciais subterrâneos constituem o maior volume de água doce líquida que ocorre na Terra. Os aquíferos são formados geologicamente com capacidade de armazenar e transmitir água. Em rochas cristalinas, não existe porosidade primária e a água se acumula nos espaços vazios da rocha e a qualidade da água está associada ao clima, apresentando-se, em geral, com alta salinidade. Já em rochas sedimentares, a água preenche os poros em toda a extensão de ocorrência da rocha, formando os grandes aquíferos.



As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2506322 Geografia
Leia as publicações jornalísticas e observe a ilustração-referência a seguir.

TEXTO I
Chuva provoca estragos em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte

Apesar das perdas materiais, até o momento não há registro de pessoas desabrigadas.

Moradores de Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte, contabilizam os estragos provocados após a forte chuva que atingiu o município na madrugada desta sexta-feira. Imagens divulgadas pela Defesa Civil mostram que a lama se espalhou pelas ruas e casas ficaram tomadas pela água. Moradores perderam pertences, mas não há registro de desabrigados até o momento.

por: CNN, São Paulo. 24/11/2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil. com.br/nacional/chuva-provoca-estragos-em-contagem-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte/ Acesso em: 20/01/2024.

TEXTO II
Ocupação das áreas de margens de rios dobra em três décadas, aponta estudo do MapBiomas

Áreas urbanizadas próximas de rios e córregos aumentaram 102% entre 1985 e 2020. Apesar disso, mais de 70% ainda estão preservadas.

por: G1, 25/08/2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-am-biente/noticia/2022/08/25/ocupacao-das-areas-de-margens-de-rios-do-bra-em-tres-decadas-aponta-estudo-do-mapbiomas.ghtml Acesso em: 10/01/2024.

TEXTO III
Calha/Canal Fluvial/Leito Menor (River Channel)

Imagem associada para resolução da questão


(Suertegaray, Dirce Maria Antunes (org.). Terra: feições ilustradas. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2008.)

Conhecer as dinâmicas da natureza, sobretudo dos rios do planeta, é necessário tanto para fins de preservação, conservação e proteção, como para refletir sobre os processos de ocupação e formação de centros urbanos frente à rede de drenagem pré-existente. Isso implica também o saber legal e ordenamento de uso e ocupação do solo.

Sobre esse debate, é correto afirmar que
Alternativas
Q2506321 Geografia
Na cartografia de síntese há aplicação do método gráfico, com representação de "tipos", lugares, áreas ou ainda variáveis, conectadas a dados relativos. Numa estrutura de três componentes, por exemplo, pode-se empregar o gráfico triangular, que sintetiza cada ponto a uma referência espacial e um respectivo patamar frente às estatísticas. O exemplo a seguir mostra a utilização das terras dos estabelecimentos agropecuários segundo as unidades da federação e seus posteriores agrupamentos (IBGE, 2006):

Imagem associada para resolução da questão


(Martinelli, Marcello. Mapas, gráficos e redes. São Paulo: Oficina de Textos. 2014. Adaptado.)

A partir da análise e agregação dos elementos em tipos de uso do solo, avalie as afirmações.

I - Muito pouca lavoura; pouca pastagem; predomínio de mata.
II - Pouca lavoura; pouca pastagem; importante mata.
III - Estrutura desequilibrada entre lavoura, pastagem e mata.
IV - Média a importante lavoura; pouca a média pastagem; pouca mata.
V - Pouca lavoura; pouca pastagem; pouca mata.
VI - Muito pouca a pouca lavoura; pouca pastagem; pouca a média mata.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2506319 Geografia
Observe as informações da reportagem e a descrição da literatura a seguir.

Como a recente descoberta do primeiro clima árido no Brasil pode impactar o restante do país? – Estudo do INPE em parceria com o Cemaden identificou trechos de clima árido numa região de quase 6 mil km² no norte da Bahia. Além desse dado inédito, as conclusões apontam que o avanço do semiárido vem ocorrendo em nível acentuado pelo país.

Por Roberto Peixoto, G1. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/01/21/como-a-recente-descoberta-do-primeiro-clima-arido-no -brasil-pode-impactar-o-restante-do-pais.ghtml. Acesso em: 21/01/2024. 

Imagem associada para resolução da questão


https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=4&ano=2019. Acesso em: 21 jan. 2024. 

Para Ab’Saber (2010), o Nordeste Seco é a área que apresenta as mais peculiares e rústicas paisagens morfológicas e fitogeográficas do país, com seus campos de inselbergs situados em quase todos os estados da região e está diante de usos predatórios do solo, processos erosivos ativados por ações antrópicas rotineiras.

(Ab’saber, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê, 2010.)

A área em questão é abrangida por qual domínio morfoclimático brasileiro?
Alternativas
Q2498945 Geografia
Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a tabela acima que retrata o desemprego no Brasil entre os anos de 2021 e 2023: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: D