O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Engenharia Civil - Sondagem para Concurso

Foram encontradas 187 questões

Q1007777 Engenharia Civil

A sondagem de simples reconhecimento a percussão, SPT (Standard Penetration Test), é normalizado no Brasil pela NBR 6484. Assinale o que for correto:


I. “N” se refere ao índice de resistência à penetração, cuja determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 45cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15cm;

II. o ensaio é capaz de ultrapassar e posicionar o nível d'agua, além de ser de baixo custo e fácil execução;

III. tem como inconvenientes os fatos de não medir a resistência à penetração do solo e não poder ser realizado em locais de difícil acesso;

IV. não ultrapassam matacões e blocos de rocha e podem ser detidas por pedregulhos ou solos muito compactos.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1004113 Engenharia Civil

No projeto de uma edificação, em função das características da obra e do laudo de sondagem do solo, chegou-se à conclusão da necessidade de utilização de fundações profundas, com estacas. Consideras definições a seguir, de tipos de estacas disponíveis no mercado.


I- Estaca argamassada “in loco”, ou seja, é produzida no canteiro de obras, diretamente no local indicado no projeto de fundações. Caracteriza-se por perfuração rotativa e por apresentar elevada resistência ao longo do fuste, que é inteiramente armado em todo seu comprimento.

II- Estaca cravada, moldada no local de sua execução, que se caracteriza pela utilização de uma base alargada ou bulbo preenchido com material granular (bucha seca) ou concreto, para que a carga originada da superestrutura seja suportada pela resistência de ponta e pela resistência lateral.

III- Estaca de fundação profunda moldada “in loco” e executada com auxílio de um equipamento conhecido como bate-estaca, que consiste de um guincho, tripé, pilão, tubos guia e sonda, sendo inserida no terreno após remoção prévia do solo.

IV- Tipo de fundação profunda executada com equipamento de trado helicoidal contínuo, que realiza a concretagem da estaca simultaneamente à retirada do solo e se caracteriza por ser moldada “in loco”, com a armadura inserida somente após o lançamento do concreto.


As definições acima se referem aos seguintes tipos de estacas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1000271 Engenharia Civil

A sondagem Standard Penetration Test - SPT é um tipo de sondagem que visa caracterizar o solo que servirá como parte de um elemento de fundação de uma edificação. Sobre a forma de determinação do índice de resistência (N) determinado no ensaio SPT, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


( ) O índice N é determinado como sendo a soma do número de golpes requeridos para primeira e terceira etapas de penetração de 15 cm (do amostrador padrão), adotando-se os números obtidos nessas etapas, mesmo quando a penetração não tiver sido de exatos 15 cm.

( ) O índice N é determinado como sendo a média do número de golpes requeridos para primeira e terceira etapas de penetração de 15 cm (do amostrador padrão), adotando-se os números obtidos nessas etapas, mesmo quando a penetração não tiver sido de exatos 15 cm.

( ) O índice N é determinado como sendo a soma do número de golpes requeridos para primeira e segunda etapa de penetração de 15 cm (do amostrador padrão), adotando-se os números obtidos nessas etapas, mesmo quando a penetração não tiver sido de exatos 15 cm.

( ) O índice N é determinado como sendo a média do número de golpes requeridos para primeira e terceira etapas de penetração de 75 cm (do amostrador padrão), adotando-se os números obtidos nessas etapas, mesmo quando a penetração não tiver sido de exatos 75 cm.

( ) O índice N é determinado como sendo a soma do número de golpes requeridos para segunda e terceira etapas de penetração de 15 cm (do amostrador padrão), adotando-se os números obtidos nessas etapas, mesmo quando a penetração não tiver sido de exatos 15 cm.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2019 - IF-TO - Engenheiro Civil |
Q998628 Engenharia Civil
Qual a quantidade mínima de furos de sondagem, de acordo com a NBR 8036/1983, a serem realizados para a construção de um edifício com área projetada de 1462 metros quadrados?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: IF-MS Órgão: IF-MS Prova: IF-MS - 2019 - IF-MS - Engenheiro Civil |
Q964390 Engenharia Civil

Observe a figura a seguir:


PERFIL DE SONDAGEM DE SIMPLES RECONHECIMENTO À PERCUSSÃO – SPT (individual)


Para a escolha do tipo de fundação em uma edificação, várias informações podem ser obtidas do perfil de sondagem anteriormente exposto. Baseado nos resultados obtidos em sondagens de simples reconhecimento à percussão, faça uma análise das afirmativas abaixo:


I. No perfil, enquanto nas camadas siltosas as compacidades são crescentes, nas camadas argilosas as consistências são constantes, existindo, no meio do perfil, um aumento significativo de resistência, influenciado pela presença de pedregulhos na composição granulométrica da camada siltosa.

II. O amostrador utilizado nesse tipo de sondagem, amostrador Terzaghi-Peck, coleta amostras do subsolo, do tipo indeformadas, o que as habilita serem utilizadas em prensas precisas de laboratório e, assim, obter informações mais realistas das resistências das camadas de solo do subsolo em análise.

III. Por se tratar de uma importante informação para a escolha do tipo de fundação, o nível do lençol freático (8,13 m em 10/01/2000 no perfil apresentado), caso existente na perfuração do furo, deve ser informado no perfil da sondagem.

IV. Ao final da sondagem, a frase “limite de sondagem” indica a existência de início de camada rochosa no subsolo em estudo, situação na qual ocorre a impossibilidade de se continuar a utilização do amostrador Terzaghi-Peck para a coleta de amostras.


Diante do exposto, estão CORRETAS as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: A