Questões de Engenharia Civil - Perícia para Concurso

Foram encontradas 32 questões

Ano: 2023 Banca: NUCEPE Órgão: UESPI Prova: NUCEPE - 2023 - UESPI - Engenheiro Civil |
Q2272324 Engenharia Civil
Sobre “Perícias de engenharia na construção civil” afirma-se:

I. A NBR 13752/1996 define perícia como sendo a atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos.
II. A identificação do objeto da perícia deve ser realizada a partir dos elementos de cadastro físico, da vistoria ou do arbitramento.
III. A responsabilidade pela realização de perícia de engenharia é exclusiva competência dos profissionais legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA.
IV. Na apresentação do laudo de vistoria deve constar a identificação do profissional contratado, do proprietário do bem periciado, o relato e a data da vistoria, sem necessidade de apresentar o diagnóstico da situação encontrada, de acordo com a NBR 13752/1996.
V. O grau de detalhamento das atividades a serem desenvolvidas e do laudo a ser emitido é função da finalidade a que se destina a perícia, devendo o trabalho ser assegurado pela inclusão de um número adequado de fotografias por cada bem periciado, com exceção dos casos onde ocorrer impossibilidade técnica.


Marque a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Q2245860 Engenharia Civil
Em perícias na construção civil, o arquiteto/perito deve avaliar se os requisitos gerais
Alternativas
Q2245859 Engenharia Civil
Na elaboração do laudo técnico de inspeção de um edifício, o arquiteto descreveu as anomalias e falhas caracterizadas pela perda de desempenho de um elemento ou sistema construtivo.
Assinale a opção que indica uma falha relativa ao telhado desse edifício.
Alternativas
Q2242740 Engenharia Civil
Uma intervenção urbana em assentamento precário, situado em área ambientalmente sensível, com presença de áreas de risco geotécnico e áreas de preservação legalmente definidas, envolverá remoção de parte das moradias existentes. Há necessidade de mediação de conflitos dentro do projeto, relativos especialmente à decisão de quais seriam as moradias a remover. Propôs-se, a princípio, uma perícia de engenharia, tal como definida na normatização aplicável, que seria efetuada em cada moradia. Foi ventilada ainda a hipótese, pouco usual, de se recorrer, alternativamente, à avaliação pós-ocupação (APO) como instrumento de apoio à decisão. As partes envolvidas não se mostraram refratárias a esta segunda proposta, porém há argumentos respeitáveis à mesa, contrários a ela. Como argumento favorável à proposta de emprego da APO, comparativamente a perícias de engenharia, é correto apontar
Alternativas
Q2228731 Engenharia Civil
Um engenheiro foi contratado para realizar a perícia em um imóvel construído havia menos de um ano e que apresentou uma série de patologias em sua estrutura de concreto após ter sido entregue.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Caso o perito informe, no laudo pericial, que as patologias apresentadas são defeitos, a situação estará mais grave do que se fosse constatado vício, pois defeitos podem causar danos efetivos ou representar ameaça potencial à saúde ou à segurança dos usuários do prédio.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: C