Questões de Concurso Sobre acessibilidade em engenharia civil e nbr 9050 em engenharia civil

Foram encontradas 525 questões

Q4274654 Engenharia Civil
A ABNT NBR 9050 estabelece critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade, utilizando parâmetros antropométricos para orientar o dimensionamento de espaços, mobiliários e equipamentos. Assinale a alternativa que apresenta exclusivamente parâmetros antropométricos contemplados pela referida Norma. 
Alternativas
Q4269478 Engenharia Civil
As medidas necessárias, em metros, para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento, para uma rotação de 90º, são de:

Q27.png (222×197)
Alternativas
Q4266230 Engenharia Civil
No que tange a acessibilidade nas edificações, para que um plano inclinado seja considerado como rampa, a superfície do piso precisa possuir inclinação igual ou superior         
Alternativas
Q4266226 Engenharia Civil
No que tange a acessibilidade nas edificações, a percurso máximo entre vagas reservadas para veículos com pessoas com deficiência e o acesso às edificações ou elevadores não pode ser superior         
Alternativas
Q4264346 Engenharia Civil
De acordo com a norma da ABNT 9050 as rampas para PNE em rebaixamento de calçadas devem ter inclinação preferencialmente menores que 5%, admitindo-se um valor máximo de até: 
Alternativas
Q4262148 Engenharia Civil
No desenvolvimento de projetos de acessibilidade, a correta aplicação da terminologia técnica é essencial para a especificação de soluções compatíveis com as necessidades dos usuários. Acerca desses conceitos, analise as afirmativas a seguir.

I. Espaço adaptável é aquele cujas características podem ser alteradas para que se torne acessível.
II. Espaço adaptado é aquele cujas características foram originalmente planejadas para serem acessíveis.
III. A rota acessível consiste em trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que possibilita o deslocamento autônomo e seguro das pessoas, inclusive daquelas com deficiência ou mobilidade reduzida.
IV. A utilização autônoma caracteriza-se pelo uso do equipamento com autonomia total em todas as etapas do percurso.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q4259755 Engenharia Civil
De acordo com a ABNT NBR 9050, a acessibilidade é condição que deve possibilitar o uso dos espaços com segurança e autonomia por todas as pessoas. Essa diretriz tem como objetivo:
Alternativas
Q4245095 Engenharia Civil
A ABNT NBR 9050 estabelece critérios para acessibilidade em edificações e espaços urbanos, visando garantir o uso seguro e autônomo por todas as pessoas. Em relação às rotas acessíveis, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q4234790 Engenharia Civil
O projeto de rampas é essencial para garantir a circulação autônoma e segura em rotas acessíveis que apresentem desníveis. Segundo as diretrizes e exigências da ABNT NBR 9050:2020,
Alternativas
Q4229255 Engenharia Civil
Em construções novas, a largura das rampas (L) deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de: 
Alternativas
Q4222727 Engenharia Civil

Durante a adequação de uma repartição pública à ABNT NBR 9050:2020 (Versão Corrigida 2021), será implantada, ao final de um corredor acessível, uma área quadrada destinada à manobra de cadeira de rodas para rotação de 180°. 


O Engenheiro pretende revestir integralmente essa área com piso tátil direcional, cujo custo é de R$ 180,00/m².


O valor mínimo a ser previsto para esse revestimento é de 

Alternativas
Q4210881 Engenharia Civil
De acordo com a ABNT NBR 9050:2021, no que diz respeito à área de circulação e manobra de Pessoa em Cadeira de Rodas (PCR), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas:
( ) A largura de referência para deslocamento em linha reta de uma PCR é de 0,90 m.
( ) As medidas necessárias para manobra de cadeira de rodas sem deslocamento são de 1,10 m x 1,10 m para rotação de 90º.
( ) Para manobra de cadeira de rodas com giro de 360º, sem deslocamento, deve ser prevista área circular com diâmetro de 1,50 m.
( ) Os parâmetros de circulação e manobra estabelecidos para PCR são igualmente aplicáveis às crianças usuárias de cadeiras de rodas infantis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4209477 Engenharia Civil
Sobre acessibilidade e circulação acessível, de acordo com a NBR 9050, assinalar a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q4197512 Engenharia Civil
A implantação de edificações escolares em áreas urbanas deve observar condicionantes legais, urbanísticas e de acessibilidade, visando garantir segurança, inclusão e adequada inserção do equipamento público no tecido urbano. Nesse contexto, a implantação dessas edificações deve atender obrigatoriamente a ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas
Q4195846 Engenharia Civil
De acordo com a ABNT NBR 9050/2022 que define a Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos Requisitos, qual é o objetivo principal da NBR e quais são os espaços urbanos que ela deve atender?

I. Define princípios de acessibilidade para projetos, construções, instalações e adaptações de edificações, visando garantir uso e segurança urbana, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ela abrange a todas áreas públicas, assim como alguns ambientes acessíveis em edificações de uso privado multifamiliar.
II. A NBR 9050 tem por objetivo definir critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade para edificações e mobiliários urbano, ela deve ser aplicada principalmente a praças, parques e calçadas, e é recomendada para demais tipos de áreas.
III. A norma tem como objetivo definir orientações gerais de acessibilidade em projetos e obras, voltadas principalmente as pessoas com deficiência, ela se aplica principalmente a espaços públicos e vias urbanas, servindo como recomendação a espaços privados.
IV. Estabelecer critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade para projetos, construções, instalações e adaptações de edificações, mobília, espaços e equipamentos, garantindo uso e segurança urbana, autonomia e independência as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Aplica-se a todos os casos mencionados anteriormente, tanto para áreas públicas, coletivo e áreas comuns de edificações de uso privado multifamiliar.

Está CORRETO o que se afirma apenas em: 
Alternativas
Q4195838 Engenharia Civil
De acordo com a ABNT NBR 9050/2021 que define a Acessibilidade a Edificações, Mobiliários, Espaços e Equipamentos Urbanos, avalie as afirmações a seguir. Em Locais de Esporte, Lazer e Turismo

I. As áreas para prática de esportes devem ser acessíveis, incluindo os campos gramados, arenosos ou similares.
II. Todas as portas existentes na rota acessível, destinadas à circulação de praticantes de esportes que utilizem cadeiras de rodas do tipo “cambadas”, devem possuir vão livre de no mínimo 1,00 m, incluindo as portas dos sanitários e vestiários.
III. Uma rota acessível deve interligar os espaços para P.C.R. e os assentos para P.M.R. e P.O. às áreas de apresentação, incluindo quadras, vestiários e sanitários.

É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q4194493 Engenharia Civil
Para garantir a acessibilidade no projeto de edificações, de mobiliário e de espaços públicos, os corredores devem ser dimensionados de acordo com o fluxo de pessoas, assegurando uma faixa livre de barreiras ou obstáculos. A largura mínima para corredores de uso comum com extensão superior a 10 m é de
Alternativas
Q4180732 Engenharia Civil
Numa edificação residencial, para não bater a cabeça ao subir, a altura entre a escada e o patamar deve ser no mínimo de: 
Alternativas
Q4168063 Engenharia Civil
De acordo com a NBR 9050: Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos, analisar os itens abaixo:

I. Mobiliários com altura entre 0,60m até 2,10m do piso podem representar riscos para pessoas com deficiências visuais, caso tenham saliências com mais de 0,10m de profundidade.
II. Devem ser previstas proteções contra queda em áreas de circulação, limitadas por superfícies laterais, planas ou inclinadas, com declives em relação ao plano de circulação, e que tenham a altura do desnível igual ou acima de 0,18m. Excetuam-se locais de embarque e desembarque de transportes coletivos.
Alternativas
Q4165234 Engenharia Civil
De acordo com as diretrizes de acessibilidade em rotas fluídas descritas na ABNT NBR 9050:2020, os corredores e as faixas de circulação interna em edificações devem ser dimensionados para garantir o deslocamento seguro de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em trechos de corredores compridos em que não seja possível o cruzamento de duas pessoas em cadeira de rodas ao mesmo tempo, a norma determina que devem ser previstas bolsas de retorno que permitam a manobra de rotação completa de 360° (uma volta inteira) da cadeira de rodas. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o diâmetro mínimo exigido para que seja possível realizar essa rotação completa.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: B
6: E
7: C
8: C
9: E
10: D
11: C
12: A
13: D
14: D
15: D
16: B
17: D
18: D
19: A
20: A