Questões de Concurso
Sobre anatomia do sistema genito urinário em enfermagem
Foram encontradas 62 questões
Considerando o exposto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) Os rins e os pulmões trabalham juntos para manter a neutralidade química do organismo, no entanto, a produção de ácido é função das células.
( ) Na acidose renal, a capacidade de fragmentar o ácido carbônico H2CO3 em íons de hidrogênio falha, elevando o ácido carbônico e baixando o pH.
( ) Na alcalose respiratória, em uma situação de hiperventilação, há pouca remoção de CO2, pela maior entrada de O2, reduzindo o ácido carbônico e elevando o pH.
A sequência correta é
Com base nisso, qual a unidade filtradora do Rim?
Mulher, 27 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento apresentando febre de 39°C, queixa de disúria e dor na região lombar. Ao exame físico, o enfermeiro identificou que a paciente apresentava dor à punho-percussão na região lombar. Esse dado clínico indica positivo para qual sinal?
A verificação de diurese tem como objetivo verificar e registrar o volume urinário, avaliar a função renal e observar as condições do aspecto da urina do paciente. Sobre as recomendações para esse procedimento, assinalar a alternativa CORRETA:
( ) O aparelho urinário tem a tarefa de separar do sangue as substâncias nocivas e de eliminá-las sob a forma de urina.
( ) Os nossos tecidos, que recebem do sangue as substâncias nutritivas, ao sangue abandonam aqueles compostos químicos tóxicos que neles se formam como resultado do complexo fenômeno da nutrição.
( ) A maior parte desses produtos é eliminada por trabalho do aparelho urinário; somente uma parte mínima é eliminada pelas glândulas sudoríparas mediante o suor.
( ) Juntamente com as substâncias de rejeição, o sistema urinário filtra e elimina também água.
( ) Excreta é qualquer tipo de produto não aproveitável pelo organismo, incluindo as fezes (produtos da digestão) e a urina (produto da circulação).
Durante a fase ativa do trabalho de parto, a dilatação cervical se torna mais rápida e regular, culminando em cerca de 10 centímetros de dilatação na fase de transição. Nesse estágio, o colo do útero atinge sua dilatação máxima, possibilitando que a cabeça do bebê transite pelo canal de parto para o nascimento. A completa dilatação cervical representa um dos indicadores mais significativos de progresso no trabalho de parto, marcando a transição para a fase de expulsão, onde ocorre o nascimento do bebê.
A próstata é um órgão composto de componentes fibromusculares e glandulares. Está localizada na base do colo vesical e circunda completamente __________.
Para responder à questão, considere o texto abaixo.
Disponível em:
10 set 2022. [Adaptado].
Sobre a infecção de trato urinário (ITU), é correto afirmar que:
Julgue o item que se segue.
A genitália interna bipotencial é constituída por dois pares
de ductos acessórios: os ductos de Wolff (ductos
mesonéfricos), derivados do rim embrionário, e os ductos
de Müller (ductos paramesonéfricos). À medida que o
desenvolvimento prossegue ao longo das linhagens
masculina ou feminina, um dos pares de ductos se
desenvolve, ao passo que o outro se degenera.
Julgue o item subsequente.
As etapas para a inserção de um cateterismo vesical de
demora e um cateter de alívio são as mesmas. A
diferença consiste na insuflação de um balão para
manter o cateter vesical de demora posicionado e a
presença de um sistema de drenagem fechado
Um usuário buscou o serviço de saúde com os seguintes sinais e sintomas: disúria; hematúria; dor de início insidioso, geralmente nas costas, na região paravertebral lombar, habitualmente unilateral; que irradia para os flancos, fossa ilíaca e bolsa escrotal; além de apresentar piora progressiva, especialmente em sua intensidade, chegando a níveis muito intensos, acompanhada de palidez cutânea, sudorese, taquicardia, náuseas, vômitos e até diarreia; e não apresenta melhora com a mudança de postura ou decúbito.
De qual condição clínica aguda, esses achados são característicos?
1.Sistema regulador principal que influencia o metabolismo, o crescimento, a reprodução.
2.Remove produtos de excreção do sangue; mantém o equilíbrio hídrico.
3.Regula a temperatura; reduz perda de água; fornece proteção.
4.Remove substâncias estranhas do sangue, combate doenças, mantém o balanço dos fluidos teciduais e absorve gorduras a partir do trato digestório.
5.Produz movimento; mantém a postura; produz calor corporal.
(__)Sistema endócrino. (__)Sistema tegumentar. (__)Sistema muscular. (__)Sistema urinário. (__)Sistema linfático.