Questões de Concurso
Sobre anatomia do sistema cardiovascular em enfermagem
Foram encontradas 166 questões

Sobre a temática, considere as afirmativas a seguir.
I → O choque cardiogêncico pode resultar da doença cardíaca isquêmica, cardiomiopatia, doença cardíaca valvar, inflamação, contusão cardíaca e cirurgia cardíaca.
II → No cenário da insuficiência cardíaca que leva ao choque cardiogênico, os sinais hemodinâmicos são a liberação dos neuro-hormônios, peptídeos, fatores de crescimento e peptídeos natriuréticos, que modificam a biologia das células cardíacas.
III → A ativação do sistema renina-angiotensina- -aldosterona e do sistema nervoso simpático é envolvida, principalmente, no desenvolvimento da insuficência cardíaca, levando o paciente a apresentar o choque cardiogênico.
IV → O choque cardiogênico progride caso a infusão de volume não seja rápida e adequada para restaurar a força de pré-carga inicial, mesmo que o preenchimento capilar esteja diminuído.
Estão corretas
Qual a anatomia do coração?
A respeito da ausculta cardíaca é correto afirmar que
Considerando a anatomia e a fisiologia do sistema cardíaco, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O Sistema de Purkinje é responsável pela ritmicidade própria do coração, assim como o sincronismo na contração de suas câmaras. Transmite impulsos com velocidade semelhante à do músculo cardíaco normal.
( ) As valvas atrioventriculares (pulmonar e aórtica) evitam o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, e as valvas semilunares (tricúspide e mitral) impedem o refluxo da aorta e das artérias pulmonares para os ventrículos durante a diástole.
( ) O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado sístole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração, chamado diástole.
( ) O nodo sinusal, conhecido por sinoatrial, é a estrutura responsável pela geração do ritmo cardíaco, e por isso é chamado de marcapasso cardíaco.
As afirmativas são, respectivamente,
Em relação à circulação fetal e às adaptações circulatórias decorrentes do nascimento, assinale a alternativa incorreta.
É uma saculação ou dilatação localizada, que se forma em um ponto fraco na parede de uma artéria. A definição faz referência à/ao:
I. O coração recebe o sangue desoxigenado vindo do corpo inteiro pelas veias subclávias.
II. Após ir para os pulmões e ser oxigenado, o sangue retorna ao coração pelas veias pulmonares.
Sobre as afirmativas acima, responda:
I. Além de avaliar a rede vascular antes da inserção de cateteres arteriais ou venosos, periféricos ou centrais, o profissional pode realizar a inserção do cateter guiado pela imagem ultrassonográfica em tempo real.
II. A Ultrassonografia Vascular indica ao profissional as estruturas anatômicas adjacentes ao vaso e a angulação ideal para a inserção adequada do cateter.
III. A partir da mensuração da distância da pele até o vaso e do seu calibre, é possível otimizar a escolha de um dispositivo que ocupe no máximo um terço da luz do vaso, o que favorece a hemodiluição dos medicamentos e soluções.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Choque cardiogênico é a incapacidade do miocárdio em realizar o débito cardíaco eficaz para proporcionar a demanda metabólica do organismo, caracterizando uma situação de hipoperfusão tecidual.
II. Sinais e sintomas apresentados pelo paciente: taquicardia, hipotensão, pele fria, pálida e pegajosa, estase de jugular e crepitações pulmonares.
III. A finalidade do tratamento do choque cardiogênico é a otimização da pré-carga, uso de fármacos inotrópicos, vasodilatadores, diuréticos, trombólise coronariana.
IV. São fármacos indicados para esse tipo de choque: dopamina, dobutamina e levosimendan.
Está CORRETO o que se afirma em:
Observe a imagem a seguir.
Disponível em:
<https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/44121>. Acesso
em: 02 fev. 2024. [Adaptado].
Evidências científicas demonstram que a região
ventroglútea é a mais adequada para administração
intramuscular de medicamentos por ter pouca
vascularização, ser de fácil delimitação e causar menos
dor que outras regiões. As estruturas anatômicas utilizadas
para a delimitação da região ventroglútea são
Os vasos sanguíneos responsáveis pela vascularização do coração englobam as artérias coronárias e as veias cardíacas, que desempenham a função de conduzir o fluxo sanguíneo afluente e efluente do miocárdio, assegurando a perfusão necessária à manutenção da atividade contrátil e do metabolismo energético do tecido cardíaco.