O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A MAIOR Black Friday está chegando. Inscreva-se e saia na frente 🧡

Questões de Economia - Macroeconomia para Concurso

Foram encontradas 3.669 questões

Q1801238 Economia
A Ciência Econômica pode ser separada em duas grandes áreas de estudo; a macroeconomia e a microeconomia. Enquanto aquela trata dos agregados econômicos, esta se preocupa com o processo de tomada de decisão das firmas e famílias. Sobre tal tema, analise as seguintes proposições:

I- A elevação dos preços de uma economia é um fenômeno macroeconômico e é medido pela taxa de inflação. II- Segundo a teoria da firma, uma firma nem sempre tentará alocar de modo eficiente (ótimo) os recursos disponíveis a ela, visto que cada empresa pratica um preço único. III- A taxa de juros é uma variável importante na tomada de decisão dos agentes econômicos. Além de servir como base para a regulação das taxas do mercado financeiro, é uma importante métrica na hora de selecionar um tipo de investimento a ser realizado. IV- Na Microeconomia tradicional, a parcela da renda que não é consumida pode ser entendida como sendo poupança. Na Macroeconomia, a poupança do governo pode apresentar valores negativos e é medida pela diferença entre receita tributária e gastos do governo.

Assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q1792678 Economia

Os princípios gerais da economia se dividem em três tópicos, sendo eles: como as pessoas tomam decisões, como as pessoas se interagem e como a economia funciona. Sobre estes princípios, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Os princípios associados ao tópico de como as pessoas tomam decisões são: as pessoas enfrentam Tradeoffs; o custo de algo é o que você desiste para obtê-lo; pessoas racionais pensam na margem; e pessoas reagem a incentivos.

( ) O comércio pode ser bom para todos, os mercados geralmente são uma boa maneira de organizar a atividade econômica, melhora do governo nos resultados de mercado, são princípios ligados ao tópico de como as pessoas interagem.

( ) Tradeoff representa o que abri-se mão para alcançar um determinado objetivo. Trata-se, portanto, das escolha que se faz e o que se abdica para seguir tal caminho.

Alternativas
Q1780671 Economia
Analise as seguintes afirmações sobre moeda e economia monetária e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1780669 Economia
Uma das maneiras de se avaliar o desempenho de uma economia é através da medição da produção agregada de bens e serviços. Para tal, precisamos dominar alguns termos básicos da Macroeconomia. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Produto interno bruto (PIB) é o valor total da produção de bens e serviços finais obtido dentro do território nacional, em determinado período. ( ) Produto interno bruto (PIB), Poupança e Patrimônio são variáveis de fluxo. ( ) A relação entre o PIB nominal e PIB real apura o deflator implícito de preços do PIB. ( ) A alteração, para mais, do estoque da dívida do governo, em determinado ano, é um déficit, que é uma variável de fluxo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1777340 Economia
O aumento, ou corte nas despesas de investimentos, ou correntes, e/ou aumento, ou redução no nível dos impostos, alteram a demanda agregada da economia do país. Dentre as alternativas, marque a que define o que é demanda agregada.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: E
5: A