O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TRF-3 e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Questões de Economia - História Econômica Brasileira para Concurso

Foram encontradas 443 questões

Ano: 2019 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2019 - UFF - Economista |
Q980039 Economia
No Brasil, antes de 1930, as indústrias existentes sugiram nas “franjas” da economia cafeeira, ou seja, de acordo com as necessidades de atender a um mercado consumidor incipiente, surgido com o processo de imigração e a renda dos trabalhadores ligados ao setor agrário-exportador. Na historiografia brasileira, duas correntes procuraram explicar a origem da indústria nesse período. Uma corrente afirmava que a indústria crescia justamente nos momentos de expansão da economia cafeeira. Nesses momentos, ocorria a expansão da renda e do mercado consumidor, por meio do aumento da massa salarial. Trata-se da corrente que se denomina:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q970277 Economia
A derrocada do “milagre econômico" brasileiro, em meados dos anos 1970 está associada
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q970276 Economia
Um dos efeitos econômicos observados na economia brasileira, no período 1956-1960, a partir da adoção do Plano de Metas, foi
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q956834 Economia

Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A implementação do Plano Real se baseou em três fases: (i) ajuste fiscal; (ii) indexação da economia, utilizando a URV; (iii) conversão da URV na nova moeda (real).

( ) A terceira fase do Plano Real adotou o lastreamento da oferta monetária doméstica, a fixação de limites máximos para o estoque de base monetária e instituiu mudanças no funcionamento do Conselho Monetário Nacional.

( ) Uma das consequências imediatas do Plano Real foi a de que a atividade econômica gerou uma queda do desemprego em 1995.

As afirmativas, na ordem apresentada, são, respectivamente,

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q956830 Economia

Leia o fragmento a seguir.

“A URV não era uma moeda. Era um índice calculado diariamente pelo Banco Central e que oscilava como o dólar. Servia para reajustar preços e salários para que ambos caminhassem no mesmo compasso. À época, a inflação no Brasil estava em mais de 5.500% ao ano. A intenção era fazer com que, após alguns meses em que a URV servisse como referência de preços para a população, se tornasse moeda.” Veja, 28/02/2014.

Assinale a opção que indica o plano de estabilização a que o fragmento se refere.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: A
5: A