Questões de Concurso
Sobre asfixiologia forense em medicina legal
Foram encontradas 254 questões
Acerca de constrições cervicais, assinale a alternativa correta.
No estado do Rio de Janeiro, mais de uma centena de pessoas morreu em decorrência das chuvas intensas. Grande parte das vítimas perdeu a vida em decorrência de deslizamentos de terra nas encostas ocupadas por residências. Com relação à situação relatada, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa incorreta:
Assinale a alternativa correta com relação aos fenômenos cadavéricos:
Ao examinar um cadáver que chegou ao necrotério para necropsia, o perito, à inspeção evidenciou, livores de hipóstase de coloração azulada intensa com face congesta. O exame necroscópico não evidenciou achados significativos, afora os comuns às asfixias mecânicas. Apresentava no pescoço um laço que foi removido, deixando visível a existência de sulco único, com as seguintes características: assimétrico, de profundidade desigual, interrompido ao nível do nó. O sulco está oblíquo e ascendente e acima da cartilagem tireoide. Com base nesses achados, conclui-se que a provável causa da morte e a possível causa jurídica foram, respectivamente:
O juiz recebe uma denúncia referente a um processo no qual existia a narração do perito criminal informando que, ao chegar ao local do crime, encontrou a vítima morta por uma constrição no pescoço, feita por um laço ao qual foi exercida força muscular. A presente morte tem a característica de:
Ao chegar ao local do óbito, o perito se deparou com o cadáver dentro de um veiculo todo fechado, com uma mangueira presa no cano de descarga e a outra por dentro da janela, levando a crer que a morte foi suicídio por inalação excessiva de dióxido e monóxido de carbono. Assim, antes da retirada do corpo, o perito informará no seu laudo que o corpo foi encontrado com sinais aparente de morte por:
Uma vítima fatal de afogamento real tende a afundar na coleção líquida em que está submersa porque:
O osso hioide não se articula com qualquer outro osso do corpo e encontra-se preso ao crânio pelo ligamento estilo-hióideo. Geralmente, a fratura de seu corno maior está relacionada a casos de morte asfíxica por:
Com respeito à causa jurídica de morte nas asfixias, marque o par de maior ocorrência:
São alterações internas resultantes dos afogamentos verdadeiros, EXCETO:
Ao chegar ao local do crime e constatar o corpo da vítima, o perito escreve em seu laudo: “no momento, observo uma constrição no pescoço da vítima, exercido por um laço cuja extremidade se acha fixa a um ponto, sendo a força atuante o peso do próprio corpo.” Ao analisar o laudo, constata-se, a princípio, que a morte se deu:
Um corpo foi encontrado em suspensão completa, com um laço no pescoço e pendurado em uma viga do telhado de sua casa. Ao exame no Instituto Médico Legal (IML), observou-se sulco oblíquo, descontínuo na nuca, mais profundo na região anterior do pescoço, leve exoftalmia e protrusão da língua; além disso, ao exame interno, havia sufusão hemorrágica na musculatura cervical, petéquias no coração e pulmão, além de vísceras congestas.
Tendo em vista o que foi relatado acima e seus conhecimentos de medicina legal, assinale a alternativa correta.