Questões de Publicidade e Propaganda - Teóricos da Comunicação para Concurso

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Q2456895 Publicidade e Propaganda
O teórico Umberto Eco avalia os códigos publicitários com registros duplos, um verbal e um visual, e distingue cinco níveis de codificação.
A esse respeito, relacione os níveis de codificação às respectivas características.

1. Icônico
2. Iconográfico
3. Tropológico
4. Tópico
5. Entimemático

( ) Trabalha com dois tipos de codificação, o histórico e o publicitário, investindo em significados convencionais decorrentes de um aprendizado cultural.

( ) Refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação no aparecimento de uma determinada imagem no anúncio.

( ) É composto pelas figuras retóricas clássicas aplicadas, como a metáfora e hipérbole, antonomásia, etc., à comunicação visual.

( ) Trata-se de um nível ideológico entre a argumentação e a opinião e compreende as premissas e os lugares argumentativos, que são marcos do processo persuasivo.

( ) É focado no processo denotativo inclui os dados concretos da imagem ou os elementos gráficos que representam o objeto de referência.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2456883 Publicidade e Propaganda
Leia o trecho abaixo no qual Armando Sant’Anna discute alguns aspectos da teoria publicitária.

É comum observar que propagandas de cerveja fazem uso do _____, uma cor quente, a cor do verão, do sol, da alegria. Seguindo o mesmo raciocínio, campanhas de balas que propõem trazer frescor e a percepção de algo “geladinho” fazem uso do _____, ou cinza, cores consideradas mais frias. O mesmo vale para os ritmos dos jingles, que, quando mais _____, levam o consumidor a uma maior reflexão; e quando o ritmo é mais _____, promove nos indivíduos a sensação e o estímulo para uma ação. No entanto, os aspectos de ordem física, fisiológica e psicológica, que cientificamente podem ser constatados – como o comprimento de onda –, não são _____ quanto ao fato de influírem no comportamento de compra. Autores consagrados afirmam que o uso de uma cor ou de um ritmo musical compõe um universo que impacta o consumidor, mas pela mensagem da peça publicitária. É como se cores e sons tivessem o papel de _____ para a mensagem ali contida.
(SANT'ANNA, 9 ed, 2016)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto. 
Alternativas
Q2388971 Publicidade e Propaganda
Alguns autores afirmam que a publicidade obtém êxito quando é capaz de contribuir para que consumidores consigam transitar entre diferentes níveis de comunicação: desconhecimento, conhecimento, compreensão, convicção, ação. A partir da identificação do estágio em que ele se encontra, há o esforço para levá-lo a um mais avançado, a partir de mensagens específicas.

Sobre esses cinco níveis de comunicação regularmente descritos na literatura da área, verifica-se que
Alternativas
Q2326301 Publicidade e Propaganda
A Teoria Hipodérmica é um modelo da teoria da comunicação que busca entender qual efeito a mídia tem em uma sociedade de massa.

De acordo com essa teoria,
Alternativas
Q2326300 Publicidade e Propaganda
Ao tratar do enunciado como unidade da comunicação discursiva, Mikhail Bakhtin diz, em Estética da criação verbal, que “o falante não é um Adão”.

O que o autor quis dizer com essa afirmação? 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: B
5: A