Questões de Comunicação Social - Linguagem na Televisão e Telejornalismo para Concurso
Foram encontradas 456 questões
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
Câmara de Fortaleza - CE
Prova:
FGV - 2024 - Câmara de Fortaleza - CE - Analista de Comunicação Social |
Q2457638
Comunicação Social
Os programas televisivos passam por três fases, a saber:
pré-produção, produção e pós-produção.
Faz parte da primeira fase
Faz parte da primeira fase
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
Câmara de Fortaleza - CE
Prova:
FGV - 2024 - Câmara de Fortaleza - CE - Analista de Comunicação Social |
Q2457637
Comunicação Social
O jornalista Armando Nogueira, criador do Jornal Nacional,
acreditava que uma boa imagem vale mais associada a uma boa
palavra.
Nessa perspectiva, a relação entre imagem e texto na televisão deve ser de
Nessa perspectiva, a relação entre imagem e texto na televisão deve ser de
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
Câmara de Fortaleza - CE
Prova:
FGV - 2024 - Câmara de Fortaleza - CE - Analista de Comunicação Social |
Q2457636
Comunicação Social
Numa produção televisiva, a escolha pelos microfones de lapela
deve levar em conta suas vantagens e desvantagens.
Nesse contexto, é aconselhável
Nesse contexto, é aconselhável
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
Câmara de Fortaleza - CE
Prova:
FGV - 2024 - Câmara de Fortaleza - CE - Analista de Comunicação Social |
Q2457635
Comunicação Social
Acerca dos efeitos de zoom-in e zoom-out nas câmeras
televisivas, é correto afirmar que
Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
Câmara de Fortaleza - CE
Prova:
FGV - 2024 - Câmara de Fortaleza - CE - Analista de Comunicação Social |
Q2457633
Comunicação Social
Sobre a edição instantânea em TV, leia o fragmento de texto
a seguir.
Um diretor de televisão durante um programa multicâmera ao vivo, como um noticiário ou transmissão esportiva, não tem como atividade principal dizer aos câmeras o que fazer, mas sim _____ os planos mais eficazes na variedade de fontes de vídeo exibida em uma fileira de _____ de preview. O corte executado pelo DT1 (diretor técnico, quem opera a mesa de corte de produção) de uma fonte de vídeo para outra ou a solicitação de outras transições, como dissolvências, efeito de revelar/desaparecer e atenuações, enquanto um programa está em andamento, é conhecido como _____. Ao contrário da edição de pós-produção, na qual há tempo para deliberar exatamente que planos e transições usar, a mesa de corte exige decisões _____. Embora os princípios estéticos de comutação sejam idênticos aos utilizados na pós-produção, a _____ envolvida é bastante diferente. Em vez de sistemas de edição por computador, a principal ferramenta de edição é a mesa de corte de vídeo ou um computador que executa as funções de mesa de corte. (ZETTEL, 2018, adaptado)
Assinale a opção que completa corretamente o texto.
Um diretor de televisão durante um programa multicâmera ao vivo, como um noticiário ou transmissão esportiva, não tem como atividade principal dizer aos câmeras o que fazer, mas sim _____ os planos mais eficazes na variedade de fontes de vídeo exibida em uma fileira de _____ de preview. O corte executado pelo DT1 (diretor técnico, quem opera a mesa de corte de produção) de uma fonte de vídeo para outra ou a solicitação de outras transições, como dissolvências, efeito de revelar/desaparecer e atenuações, enquanto um programa está em andamento, é conhecido como _____. Ao contrário da edição de pós-produção, na qual há tempo para deliberar exatamente que planos e transições usar, a mesa de corte exige decisões _____. Embora os princípios estéticos de comutação sejam idênticos aos utilizados na pós-produção, a _____ envolvida é bastante diferente. Em vez de sistemas de edição por computador, a principal ferramenta de edição é a mesa de corte de vídeo ou um computador que executa as funções de mesa de corte. (ZETTEL, 2018, adaptado)
Assinale a opção que completa corretamente o texto.