Questões de Sociologia - Revolução e transformação social para Concurso

Foram encontradas 118 questões

Q2934140 Sociologia
“É pela lente da família e das redes de parentesco que a domesticidade e a sexualidade são representadas socialmente, espelhando as preocupações de toda a sociedade” (Scott, 2004). Sobre família, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) No período colonial, no Brasil, havia um único tipo de família, a extensa, composta por pai, mãe e muitos filhos.

( ) Família é um grupo de pessoas cujos membros têm, entre si, laços de parentesco – consanguíneos ou por afinidade –, habitando ou não o mesmo domicílio.

( ) Família monoparental é aquela em que somente um dos pais vive com seus filhos e é responsável por eles.

( ) Família recomposta é aquela em que, em virtude da migração para outras cidades, seus membros haviam se separado de seus familiares e depois se reencontraram e passaram a viver juntos novamente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2929812 Sociologia

Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da sociologia, segundo Emile Durkheim.

Alternativas
Q2929779 Sociologia

A sociologia era a ciência que contribuiria para levar a sociedade capitalista à perfeição. Essa é uma ideia de

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Sociólogo |
Q2905371 Sociologia

A Constituinte de 1988 redigiu e aprovou a constituição mais liberal e democrática que o Brasil já teve, merecendo por isso o nome de Constituição Cidadã. Entre as suas principais conquistas estão:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MJSP Prova: FUNRIO - 2009 - MJ - Sociólogo |
Q2905369 Sociologia

Historicamente, a distância entre os projetos das elites e as visões de mundo dos diferentes conjuntos populacionais no Brasil originou importantes conflitos sociais e políticos. Um dos mais conhecidos foi a guerra de Canudos no interior da Bahia, pouco tempo depois da Proclamação da República. José Murilo de Carvalho descreve que sob a liderança de um líder messiânico, Antonio Conselheiro, formou-se uma comunidade irmanada por práticas religiosas tradicionais. Entre as razões do conflito, que acabou envolvendo o Estado e as forças militares contra milhares de sertanejos, estava a discordância do Conselheiro com relação a medidas adotadas pela República, entre elas,

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: B