Questões de Concurso
Sobre regimes contábeis em contabilidade geral
Foram encontradas 507 questões
Uma empresa prestou um serviço no mês de julho de 2025, emitindo uma nota fiscal no valor bruto de R$ 115.000,00. O pagamento foi realizado pelo cliente somente no mês de agosto de 2025, com retenção de R$ 7.300,00, de modo que o valor líquido efetivamente recebido pela empresa foi de R$ 107.700,00.
Considerando o regime de caixa e o valor líquido efetivamente recebido, assinale a alternativa correta quanto ao mês e ao valor da entrada financeira:
Sobre o tema, analise a seguinte situação:
Prestação de serviços no mês de maio de 2026, no valor de R$ 75.000,00 (valor bruto da nota fiscal emitida), com previsão de recebimento no mês de junho de 2026, sendo que o valor do imposto a ser retido é de R$ 5.000,00.
Assinale a alternativa que apresenta a variação do Ativo da empresa prestadora de serviços acima, no mês de maio de 2026:
No dia 01/12/2024 uma empresa realizou vendas de mercadorias nas seguintes condições:
• Vendas à vista...................... R$ 4.000.000,00
• Vendas a prazo...................... R$ 3.047.500,00
As vendas a prazo serão recebidas integralmente em 01/06/2026, sendo que a empresa praticava a taxa de juros de 0,758% ao mês (equivalente a 15% no prazo da venda a prazo).
Sabendo que os impostos incidentes sobre a Receita de Vendas totalizaram R$ 800.000,00 e as despesas com frete para a entrega das mercadorias vendidas totalizaram R$ 25.000,00, o valor da Receita Líquida de Vendasa ser evidenciado na Demonstração do Resultado do ano de 2024, decorrentes exclusivamente das vendas efetuadas em 01/12/2024, foi, em reais:
Acerca da contabilização de operações contábeis diversas em empresa estatal não dependente, julgue o item que se segue.
Em empréstimos prefixados contraídos é incorreto levar imediatamente a resultado os juros, devendo estes permanecer escriturados em conta retificadora do passivo correspondente e ser apropriados ao resultado na medida da competência contábil.
Para isso, adquiriu, em janeiro, R$ 10.000 em produtos, que foram usados na construção da máquina. A máquina começou a ser utilizada em 01/07/2025, e a vida útil foi estimada em 5 anos.
O efeito da baixa desses produtos deve ser reconhecido de acordo com
• Disponibilidades: R$ 20.000; • Terrenos: R$ 80.000; e • Capital Social: R$ 100.000.
Em 05/01/2026, a entidade vendeu o terreno por R$ 90.000 à vista. Na data, foi acordado que a entidade iria desocupar o terreno somente em 05/02/2026, sendo que nessa mesma data o comprador assumiria o controle do ativo.
Em suas demonstrações contábeis, a entidade considerou a venda realizada em janeiro, contrariando o Regime de Competência.
Ao analisar o Balanço Patrimonial mensal, em 31/01/2026, constatou-se que está(ão) superavaliado(s)
A taxa de juros praticada pela empresa para as vendas a prazo, em dezembro de 2024, era 1,25% ao mês, que equivalia à taxa de 25% para o período de 01/12/2024 a 01/06/2026.
Na Demonstração do Resultado do ano de 2024, a empresa reconheceu, em relação às vendas realizadas no mês de dezembro de 2024, receita de vendas no valor de:
Considerando essa situação hipotética, o regime de competência e a distinção entre encargos patronais e valores retidos dos empregados para posterior recolhimento a terceiros, assinale a opção que apresenta corretamente a despesa total de pessoal reconhecida pela empresa no mês.
A partir dessa situação hipotética e considerando o regime de competência, assinale a opção que apresenta o lançamento contábil adequado para registrar os fatos ocorridos em 1º de agosto de 2025.
Em relação à contabilidade aplicada às entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), julgue o item seguinte.
O regime de competência rege os registros contábeis tanto de despesas quanto de receitas, ressalvadas algumas situações especiais.
Julgue o item que se segue, relativo a princípios e convenções contábeis aplicáveis à contabilidade brasileira.
O princípio da competência é aplicável à elaboração de todas as demonstrações contábeis, exceto à demonstração dos fluxos de caixa.
(__)A receita deve ser reconhecida quando houver a transferência dos riscos e benefícios significativos da propriedade dos bens para o comprador, ou quando houver a transferência do controle, conforme a natureza da operação.
(__)No regime de competência, as receitas e despesas são consideradas no período em que ocorrem, independentemente do efetivo recebimento ou pagamento.
(__)O reconhecimento de uma receita exige que o valor possa ser mensurado com confiabilidade e que seja provável o fluxo de benefícios econômicos.
(__)As devoluções de vendas e os impostos incidentes sobre o faturamento são deduzidos da receita bruta para apuração da receita líquida, não sendo classificados como despesas operacionais administrativas.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: