Questões de Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais para Concurso

Foram encontradas 145 questões

Q2460048 Biologia

“A Ave-Símbolo do Brasil é o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) e no Estado do Espírito Santo a ave símbolo é um beija-flor (Colibri serrirostris) que foi instituída pela Lei Ordinária nº 3689, de 06.12.1984.”

(Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo, UFES)

As aves apresentam características que, diretamente, facilitam o voo, como

Alternativas
Q2449118 Biologia

A espécie Taenia solium, foco do experimento a ser realizado em um laboratório de pesquisa, é um agente etiológico porque causa teníase e cisticercose.


Esse agente etiológico é um representante do grupo dos

Alternativas
Q2413435 Biologia

Uma das utilizações de insetos na Entomologia Forense é para estimativa do Intervalo Pós-Morte mínimo, sendo realizado a partir da coleta das larvas encontradas no cadáver. Dentre as famílias de moscas necrófagas de importância para a Entomologia Forense, a Calliphoridae é a mais importante, por estar intimamente associada à decomposição de substratos. No caso da Calliphoridae, o terceiro instar larval é facilmente distinguível dos demais instares, a partir da observação de algumas poucas características. Qual alternativa abaixo descreve corretamente as características que podem ser utilizadas para distinguir o terceiro instar larval?

Alternativas
Q2410978 Biologia

As pirâmides ecológicas representam graficamente os níveis tróficos de um ecossistema, podendo ser de número, de biomassa ou de energia. Marque a alternativa CORRETA que representa uma pirâmide de biomassa invertida.

Alternativas
Q2405047 Biologia

Desde a proposição da teoria de seleção natural por Darwin, os seres vivos nunca mais foram olhados da mesma forma. No que diz respeito à reprodução de anfíbios anuros, os cientistas já descreveram diferentes padrões reprodutivos, como os exemplificados a seguir:

Espécie 1 – As fêmeas produzem cerca de 5 000 gametas, que são fecundados na água, em lagoas temporárias de estação chuvosa. Todo o desenvolvimento embrionário, do ovo à metamorfose, ocorre, nesse ambiente, independente dos pais.

Espécie 2 – As fêmeas produzem aproximadamente 200 gametas, que são depositados em poças próximas a corpos-d’água. Os embriões são vigiados pelos machos durante boa parte do seu desenvolvimento.

Espécie 3 – As fêmeas produzem por volta de 20 gametas, que são fecundados sobre a superfície das folhas de plantas cujos galhos estão dispostos acima da superfície de corpos-d’água e aí se desenvolvem até a eclosão.

Espécie 4 – As fêmeas produzem poucos gametas que, quando fecundados, são “abocanhados” pelos machos. Os embriões se desenvolvem no interior do saco vocal do macho até a metamorfose, quando saem através da boca do pai.


Os padrões descritos evidenciam que

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: A
5: D