O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Artes Plásticas para Concurso

Foram encontradas 201 questões

Q775223 Artes Plásticas
Nas discussões acerca da diversidade cultural na arte, é recorrente ouvir-se falar sobre interculturalidade no sentido de reciprocidade. Nestor Canclini é um autor que na atualidade tem apresentado estudos aprofundados dos processos culturais presentes hoje nos países da América Latina. Para ele, é necessário pensar em processos que abarquem as distintas misturas interculturais para suprir a necessidade de uma visão mais abrangente no que concerne ao conhecimento, na qual não exista oposição entre o tradicional e o moderno, entre o culto, o popular e o massivo. O termo utilizado comumente por Canclini para representar essa abrangência cultural é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q775222 Artes Plásticas

O ensino de arte vem-se desenvolvendo a partir de vários caminhos que contribuem, cada vez mais, para a diversidade de possibilidades de pensamento e ação. Na atualidade, estudos e pesquisas apontam o deslocamento da linha da arte como linguagem para a arte imagética. Dessa forma, esse ensino não se daria por comunicação, mas por metáfora.

Segundo Efland, em Art and cognition: integriting the visual arts in the curriculum, é a metáfora que constrói ligações as quais nos permitem entender e estruturar o conhecimento em diferentes domínios para estabelecer conexões entre coisas aparentemente não relacionadas.

De acordo com o autor, a metáfora possui três partes, que são:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q775221 Artes Plásticas

Usando uma definição ampla, mas flexível, pode-se dizer que Estudos Críticos são a esfera do ensino que transforma os trabalhos de arte em percepção precisa e não casual, analisando neles a presença estética, os processos formativos, causas espirituais, sociais, econômicas, políticas e os efeitos culturais. Os Estudos Críticos alertam, assim, para o perigo de uma análise ingênua que prime somente pelas combinações de forma, cor, textura e outros aspectos, isentando a obra de outras questões importantes presentes na origem delas.

Marque a alternativa em que há exemplos de obras que trazem, respectivamente, a crítica social ao trabalho opressivo e à existência marginal, e fatos histórico-políticos.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q775220 Artes Plásticas
Na análise de uma obra de arte, é comum levarmos em conta questões como, por exemplo, Virtuosismo, poder de criação, intensidade de sentimentos, estilo de mestre, integridade artística, originalidade de visão e profundo senso de valores humanos. Esses elementos são encontrados em pinturas, tais como:
I. Escola de Atenas de Rafael.
II. A Descida da Cruz de Rubens.
III. A Ronda da Noite de Rembrandt.
IV. Enterro em Ornans de Courbet.
V. O Jardim das Delícias Terrenas de Bosch.
Dentre essas obras, aquelas que pertencem ao Barroco estão nas alternativas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q775219 Artes Plásticas

Técnica de estamparia, tradicional da Indonésia, que faz uso de cera derretida para delimitar o desenho e isolá-lo do tingimento. Pode fazer uso de um instrumento chamado tjanting.

Essa técnica é conhecida como

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: D
5: E