Questões de Arquitetura - Princípios e Fundamentos para Concurso

Foram encontradas 243 questões

Q2580397 Arquitetura

O muro de arrimo é uma estrutura volumétrica destinada a estabilizar encostas junto às edificações nas áreas urbanas, pontes, estradas ou ruas, sendo possível ser executado com

Alternativas
Q2523673 Arquitetura
No projeto das fundações de uma edificação, prevê-se, em função dos resultados de sondagens, a utilização de fundações diretas (rasas). Um elemento construtivo foi dimensionado de modo a apresentar a rigidez necessária para receber e transmitir ao solo a totalidade das cargas da estrutura dessa edificação. Esse elemento será, segundo a terminologia adotada na normatização técnica aplicável, denominado: 
Alternativas
Q2508974 Arquitetura
Julgue o item subsequente.
Com relação às normas de segurança em fundações e estruturas de madeira em prédios públicos, assegurado o devido tratamento e independente da submissão a ambientes agressivos ou sujeição a ações de líquidos ou gases, o projeto deverá assegurar o perfeito desempenho e durabilidade compatível com a da edificação. 

Alternativas
Q2488872 Arquitetura
Considere as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa que indica quais são as verdadeiras:
I - Sob a ação de cargas horizontais, tanto as vigas quanto os pilares ficam sujeitos a momentos fletores; os pilares encontram-se sob flexo-compressão. Já na estrutura contraventada, os pilares ficam sujeitos a compressão axial e as vigas à flexão. 
II - Sob a ação de cargas verticais, desenvolvem-se esforços de flexão em todos os elementos do pórtico, enquanto na estrutura com ligações flexíveis é a subestrutura de contraventamento que é mobilizada.
III - As estruturas de piso em edificações são compostas de vigas principais e secundárias associadas a painéis de laje de concreto armado. As vigas principais são geralmente compostas por perfis C, em cujas almas podem ser executadas aberturas sem reforços para permitir a passagem de tubulações.
Alternativas
Q2383558 Arquitetura
      O processo de acompanhamento permanente de uma obra provê ao construtor informações relevantes para o aferimento do progresso das atividades previamente definidas da obra, auxiliando, inclusive, quanto à tomada de medidas corretivas e(ou) preventivas no planejamento e no cronograma iniciais.

Acerca desse tema, tem-se que o processo de acompanhamento de uma obra

I assegura a manutenção do planejamento inicial proposto, mesmo que alterações de projeto impactem na execução das tarefas.
II é capaz de evitar alterações no cronograma de entregas, pois mantém a ordem de execução das atividades conforme previsto no cronograma inicial.
III permite alterar o planejamento inicial previsto quando se verifica que faltaram atividades no planejamento inicial ou que há a necessidade de execução de atividades adicionais.

Assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: E
5: D