Questões de Arquitetura - Ergonomia na Arquitetura para Concurso

Foram encontradas 102 questões

Q2236715 Arquitetura
Com base no conhecimento das dimensões do mobiliário e de equipamentos, é possível ajustar a forma e o dimensionamento dos espaços de trabalho às quantidades e configurações mais correntes desses elementos. A ergonomia diferencia entre o espaço ocupado pelo móvel e o espaço de utilização. Na figura abaixo, há três situações referentes à utilização de mesas de trabalho. A situação (1) corresponde ao mínimo de espaço de uso; a situação (2), ao que é recomendável; e a (3), ao que seria ótimo em um projeto residencial
Imagem associada para resolução da questão


Com base nas informações dadas e na figura acima, analise as afirmativas seguintes.
I. A definição das dimensões de uso em relação às dimensões das mesas nas três situações deve-se à comparação com características antropométricas.
II. As dimensões de uso não levam em consideração os espaços necessários para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida (p. ex. pessoas em cadeira de rodas).
III. O dimensionamento do mobiliário, do equipamento e dos espaços da habitação tem como ponto de partida o pré-dimensionamento do projeto arquitetônico em detrimento das dimensões e dos movimentos do corpo humano.
Está(ão) correta(s)
Alternativas
Q2236712 Arquitetura
A abordagem ergonômica aos componentes do Programa de Necessidades Arquitetônico (PNA) por meio da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) contribui para aprimorar suas diretrizes, propiciando soluções às demandas do projeto e suprindo as exigências de seus usuários. A ergonomia do trabalho, uma das principais vertentes desta área de conhecimento, visa a compreender a estrutura interna das atividades e permite interpretar a natureza dos problemas da forma como estes são tratados pelos operadores, incluindo a maneira como o trabalho é organizado, como as tarefas são definidas e divididas pelas equipes e pela hierarquia. Os horários de produção, os ritmos e as possibilidades para os integrantes das equipes delimitarem o escopo do seu trabalho com relação ao tempo e ao espaço também são fundamentais para o processo de compreensão do trabalho, permitindo atribuir ao espaço um papel importante como recurso de gerenciamento. No que se refere à integração entre ergonomia e projeto arquitetônico, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2227149 Arquitetura
      Estudos feitos para cozinhas industriais provam que um bom arranjo espacial pode minimizar o tempo gasto em deslocamentos desnecessários. Esses estudos de trânsito podem constituir uma base para o planejamento de uma cozinha que considere os movimentos naturais lá realizados. Um arranjo racional pode ter como base o triângulo americano, que se baseia nas distâncias entre fogão, pia e geladeira. A soma das distâncias não deve ser superior a 7 metros (cozinhas pequenas) e 8 metros (cozinhas grandes). Na Alemanha, adota-se o método do estudo de linhas, sendo o lay-out baseado nos caminhos percorridos para a realização do trabalho. Existem basicamente cinco tipos de lay-out: em linha, em corredor ou galeria, em forma de L, em forma de U e em ilha. 
Lia B. de M. GUIMARÃES, et all. A ergonomia, a engenharia e a arquitetura como ingredientes em um processo de instalação de uma cozinha industrial. UFRGS.
Considerando o assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2227140 Arquitetura
De acordo com a NBR 18, o canteiro de obras é “uma área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra”. Ele se divide em áreas operacionais, de convivência e de estocagem. Formas incorretas de transporte e guarda de materiais implicam em um aumento do custo da obra. Considerando essas observações, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2227118 Arquitetura
00_032.png (369×389)

Observando a imagem do diagrama solar acima, considerando o controle ambiental das edificações e, ainda, o conforto humano e a ergonomia nas edificações, assinale a opção correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: A
5: D