Exame OAB - 2018 - XXVI Exame de Ordem Unificado


A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - publicou o edital de abertura para o XXVI Exame de Ordem Unificado para o ano de 2018. O concurso contempla todos os Estados brasileiros.

O concurso será realizado pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e será admitida inscrição, via internet, no período de 05/06/2018 a 15/06/2018. A taxa de inscrição é de R$ 260,00. 

Aplicação da prova de 1ª Fase será em 05/08/2018. 
Aplicação da prova de 2ª Fase será em 16/09/2018.  

Sobre o Exame da OAB

Para exercer a advocacia e se inscrever na OAB, o bacharel em Direito deve demonstrar ser aprovado no Exame de Ordem.

Por meio dele, por força de lei, o bacharel precisará provar que possui a capacitação, os conhecimentos e as práticas necessárias.

A instituição responsável por organizar o exame é a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB.

O exame é dividido em duas fases:

A primeira, uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas (A, B, C e D) cada e duração de cinco (05) horas. A prova objetiva é composta dos conteúdos de 17 disciplinas.

A segunda fase composta uma prova prático-profissional, também com duração de cinco (05) horas, composta de duas partes: uma peça profissional e quatro questões.

Nessa prova, são abordados os conteúdos de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu equivalente direito processual.

O candidato só realizará essa prova se obtiver, no mínimo, 50% das questões objetivas da primeira.

Sendo assim, o candidato que desejar conquistar a carteirinha vermelha da OAB deverá fazer um planejamento estatisticamente organizado por peso das disciplinas a fim de otimizar a sua preparação para esse exame tão cobiçado.

Milhares de candidatos se submetem ao Exame de Ordem que são num total de três edições por ano.

Esta é a hora de inciar a sua preparação intensiva para sua prova. Monte seu cronograma de estudos e mantenha foco e disciplina.