O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

TRE PA é o primeiro órgão eleitoral que garante concurso próximo

Uma notícia veiculada no site do TRE PA confirmou novo concurso para o órgão da justiça eleitoral paraense em breve.

A Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Ascom TRE PA, entrevistou Rodrigo Valdez, presidente da comissão de concurso, para saber tudo sobre a nova seleção.

Veja a entrevista completa neste link.

O TRE PA é o primeiro tribunal eleitoral a se movimentar para novo concurso após a suspensão do provimento de cargos realizados pelo então presidente do TSE, Gilmar Mendes.

Confira como ficou a comissão do concurso TRE PA

A comissão de concurso, formada em junho deste ano (2019), conta com três membros, sendo um deles o presidente: Rodrigo Valdez (presidente), Márcia Nascimento e Renato Alves como membros.

Entrevista concedida à Ascom

Rodrigo Valdez, presidente da comissão de concurso, deu entrevista à Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (Ascom) para falar sobre diversos assuntos relacionados à abertura da nova seleção.

Entre os principais pontos abordados tivemos: previsão de data para autorização para novo edital TRE PA, número de vagas, cargos ofertados e a atual situação do concurso. Vamos a eles:

Aguardando autorização para publicação do edital

Segundo o presidente da comissão de concurso TRE PA, o pedido de autorização foi dado e publicado no Diário Oficial da União, dia 9 de agosto, já contemplando a dotação orçamentária que será utilizada para a contratação da banca.

Número de vagas disponibilizadas

As vagas que serão disponibilizadas ainda são objeto de dúvidas para a comissão, que se encontra fazendo um levantamento detalhado de  cargos vagos no órgão, para que se ofereça aquelas que efetivamente poderão ser supridas.

Desse modo, não foi indicado o número de vagas que estará disponível em edital. Por outro lado, já foi informado que deverá ser formado um cadastro de reservas, para que se evite contabilizar cargos vagos advindos de aposentadoria, que continuam com provimento suspenso.

Quais cargos serão oferecidos no edital?

Rodrigo Valdez não bate o martelo sobre que cargos serão oferecidos no próximo edital TRE PA.

Garantiu, porém, que os cargos de Técnico Administrativo - área administrativa (TJAA) e Analista Judiciário - área judiciária (AJAJ) estarão em disputa.

Em outro momento, afirmou que cargos nas áreas de engenharia e médica não serão contemplados, visto que já se encontram com todos as vagas providas desde o último edital.

Quando será publicado o próximo edital?

O próximo edital do concurso TRE PA será publicado ainda em 2019? O presidente não respondeu exatamente uma data, mas informou que deverá ser o mais breve possível, inclusive visando a pleito municipal de 2020. Veja:

Nossa intenção é realizar o concurso o quanto antes, inclusive para já termos o reforço desses novos colegas no pleito das eleições municipais do ano que vem. Os procedimentos adotados no momento são a definição do quadro, a confecção do projeto básico e a contratação da organizadora.

Conforme informado por Valdez, a comissão já trabalha no Projeto Básico (PB) da seleção e as próxima fases até a publicação do edital evem ser divulgadas através dos canais oficiais do órgão nas redes sociais.

Qual o salário de um servidor público federal nomeado no TRE PA?

Como é de conhecimento público, os servidores do judiciário federal têm salários de causar inveja e são objeto de desejo de muitos que sonham em ingressar no serviço público. Técnicos e Analistas judiciários recebem, respectivamente, cerca de R$ 8,5 mil e R$ 13,3 mil no começo de carreira.

Além dos valores acima citados, os servidores ainda podem agregar ao vencimento básico valores advindos dos adicionais de qualificação e treinamento, nos seguintes montantes:

  • Adicional de Qualificação: 5% para graduados, 7,5% para quem possua especialização, 10% para que possua mestrado e 12% para doutores;
  • Adicional de trinamento: 1% a cada 120 horas de cursos que tenham correlação com as atividades prestadas no órgão (esse valor é limitado a 3%, ou seja, 360 horas de estudos).

Confira cursos regulares para TREs

Quer saber mais sobre produtividade, motivação e alto rendimento em provas de concursos? Siga-me no instagram: @mauriciosa_

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.