O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Enem 2019: professora indica possíveis temas de redação

A Redação é uma das etapas mais temidas por quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como o tema é revelado somente no dia da prova, a ansiedade sobre o assunto cobrado aumenta com a aproximação do exame, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro de 2019.

Para tentar auxiliar o estudante nesta etapa dos estudos, a professora de Português do Qconcursos, Ana Machado, indicou 5 temas que podem ser abordados no Enem 2019:

  • A depressão e seus impactos na sociedade brasileira;
  • O sedentarismo e a obesidade na população brasileira;
  • A mobilidade urbana em discussão no Brasil;
  • A questão do lixo na sociedade brasileira;
  • Os obstáculos na doação de sangue no Brasil.

De acordo com Ana Machado, temas que abordam a questão da saúde, como obesidade e doação de sangue, ainda não foram trabalhados no exame.

“A saúde mental é uma temática cada vez mais discutida atualmente e merece o devido debate”, diz a professora.

Com relação à mobilidade urbana, Ana Machado afirma que esse é um problema discutido não só no Brasil como também no mundo, com inúmeros exemplos de países que estão investindo na área.

Por último, a professora do Qconcursos fala sobre o lixo como tema da redação, já que está voltado para a questão do meio ambiente, mas que não possui como fator agravante apenas o governo.

“A sociedade é uma das responsáveis pelo acúmulo de lixo. Dessa forma, a banca pode investir nesse tema ambiental sem ‘agredir’ o governo”, afirma.
Redação Perfeita Envie sua redação para nossos professores
Dicas 10 dicas para estudar Português

Dicas

Para obter nota máxima na redação, a professora diz que o estudante deve ler bastante, já que o Enem sempre aborda temas atuais. De acordo com Ana Machado, jornais, revistas, artigos de opinião são ferramentas importantes para conseguir argumentar.

“É uma dica clichê, mas que faz toda a diferença”, diz Ana.

Outra dica é praticar a escrita. Ana sugere que o examinando escreva, pelo menos, duas redações por semana, comparando sua evolução quanto aos erros gramaticais, construção de argumentos e estrutura da redação.

A professora reforça a importância de lembrar que a redação do Enem tem o formato dissertativo argumentativo e é formada por três partes essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

“Não esqueça que a proposta de intervenção é obrigatória e deve ter os seguintes elementos: agente (quem pratica a ação), ação (o que esse agente faz), meio (como essa ação será realizada), efeito (qual o objetivo dessa ação) e detalhamento (informação extra sobre a proposta)”, encerra.

Em 2018, o tema cobrado no exame foi “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. A proposta da redação veio com 4 textos motivadores, sendo três trechos de reportagens e um feito em formato de gráfico com dados sobre a internet no Brasil em 2016.

Enem 2019

A edição do Enem 2019 tem quase 1 milhão de inscritos a mais do que a do último ano. São, pelo menos, 5.095.382 confirmados no exame. Desses mais de 5 milhões, 3.031.828 são mulheres, representando 59,5% do total. O estado com maior número de inscrições é São Paulo, com 816.014 (16%), seguido por Minas Gerais (10,5%) e Bahia (7,8%).

Um dos destaques do perfil dos candidatos é o aumento do número de inscritos acima dos 60 anos. São quase 10 mil examinandos nessa faixa etária.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a oportunidade para que estudantes de todo o país ingressem no Ensino Superior em universidades do Brasil e de Portugal.

Quem for aprovado pode utilizar as notas para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas em universidades públicas, no Programa Universidade para Todos (ProUni), com bolsas de estudo em faculdades privadas, ou ainda no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.