O que cai no concurso de Diplomata

A carreira diplomática é uma das mais promissoras do país. Salários, benefícios e prestígio são um dos grandes atrativos que fazem o concurso Diplomata ser muito disputado. Por isso, separamos neste artigo as disciplinas mais cobradas em provas para que você se destaque.

Os concursos para a carreira de Diplomata ocorrem anualmente e a seleção deste ano já foi autorizada pelo Ministério das Relações Exteriores. Com o aval para o preenchimento de 30 vagas, o edital não deve demorar muito para sair!

Sabendo que o ideal é se preparar para a prova mesmo antes da publicação do edital, trouxemos os conteúdos mais comuns dos cargos da carreira de Diploma. Veja!

Disciplinas mais cobradas no concurso Diplomata

Os concursos da carreira de Diplomata costumam cobrar, com maior frequência, questões de História e Português. De acordo com dados do Raio X do Qconcursos, a primeira disciplina apresentou 25% de relevância em provas passadas. A segunda não ficou muito atrás, e também teve grande destaque, com 20% de importância.

Outras disciplinas também estão bastante presentes em provas da carreira de Diplomata, são elas:

  • Relações Internacionais
  • Economia
  • Inglês
  • Geografia
  • Direito Constitucional
  • Direito Internacional Público
  • Espanhol
  • Francês

No que se refere aos assuntos mais exigidos, os temas são coerentes com as disciplinas mais relevantes.

Interpretação de Textos e História do Brasil lideram como os mais cobrados em provas. Em seguida temos os conteúdos de: Interpretação de Texto em Inglês e Atores e Instituições.

Como são as provas do concurso Diplomata

O processo seletivo para a carreira de Diplomata é composto por três fases, que são aplicadas pela banca organizadora do certame. São elas:

A primeira fase, de caráter eliminatório, consiste em uma prova objetiva com questões das disciplinas de português; inglês; história do Brasil; história mundial; política internacional; geografia; economia; e direito.

Já a segunda fase é composta de duas provas escritas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, sobre as matérias de português e inglês.

A terceira fase, última etapa e também de caráter eliminatório e classificatório, consiste em provas escritas das seguintes disciplinas: história do Brasil; de política internacional; de geografia; de economia; de direito; de língua espanhola e de língua francesa.

Além destas três etapas, os aprovados no concurso são submetidos a um Curso de Formação de Diplomata realizado pelo Instituto Rio Branco (IRBR).


Agora que você já sabe quais são as disciplinas que mais caem nas provas da carreira diplomática, comece a estudar com o Qconcursos:


Sobre a carreira de Diplomata

O Diplomata é responsável por exercer atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.

Entre os requisitos para ingressar na carreira, é necessário ter nível superior de escolaridade e idade mínima de 18 anos.

Ao ser aprovado no concurso Diplomata, o aprovado assume o posto de terceiro-secretário. Os cargos seguintes na carreira são: Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador).

No posto de terceiro-secretário, o subsídio inicial de um Diplomata é de R$ 19.199,06 para jornada de trabalho de 40h semanais. Com a progressão de carreira, o valor pode chegar a R$ 27,3 mil.

Leia mais: Como ser um diplomata


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.