O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

PROMOÇÃO ILIMITADA DIGITAL - Prepare-se para a retomada dos concursos

Quero aproveitar o bonus

Concursos RJ: governador sanciona lei de incentivo à doação de sangue

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sancionou uma lei que incentiva a doação de sangue no estado. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro desta quarta-feira, 1º de julho de 2020.

Mas qual é a relação desta lei com concursos públicos, você deve estar se perguntando. A medida trará alguns benefícios aos doadores, como descontos e até isenção na taxa de inscrição e concursos públicos realizados no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o texto, poderá solicitar isenção na taxa de inscrição os doadores regulares, aqueles que doam pelo menos três vezes por ano. Já os descontos ocorrem nas seguintes situações:

  • ⅓ para o candidato que comprovar ter doado sangue por uma vez nos 120 dias antecedentes à realização da inscrição;
  • ⅔ para o candidato que comprovar ter doado sangue duas vezes nos 240 dias antecedentes à realização da inscrição.

Para ter acesso ao benefício, o doador terá que comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Doação de sangue

A doação de sangue é uma ação solidária para pessoas que passam por tratamentos e intervenções médicas, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. De acordo com o governo, uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, mais de 50kg e estar com bom estado de saúde. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Os interessados encontram mais informações no site do Ministério da Saúde.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.