O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concursos em Goiás têm validade suspensa

O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiás, Gustavo Dalul Faria, suspendeu, provisoriamente, a validade de todos os concursos válidos no estado.

A suspensão veio com o deferimento, em caráter liminar, do pedido realizado pelo advogado Otávio Alves Forte, que impetrou a ação com intuito de defender o patrimônio público.

A ação

Segundo Otávio, a demanda atinge aproximadamente 500 candidatos aprovados, mas não nomeados.

O quadro de pessoal de diversos órgãos e entidades não puderam contratar devido ao momento financeiro ruim por qual passa o estado de Goiás.

Sem a suspensão, as seleções perderiam sua vigência, já que os candidatos não poderiam ser convocados até 2020, causando enorme prejuízo.

Além de proteger o direito à nomeação dos candidatos, Forte afirma que a medida busca, também, a economia dos cofres públicos estaduais, já que a realização de outros certames traria gastos desnecessários.

A decisão

Gustavo Dalul, juiz do caso, em decisão liminar proferida, concordou com Otávio:

“Como bem salientou a parte autora, a probabilidade do direito encontra-se evidenciada na necessidade de defesa do patrimônio público, evitando-se novo dispêndio de recursos para repetição de concursos públicos que ainda se encontram dentro do período de validade”.

Dalul concedeu tutela de urgência e ordenou a suspensão dos concursos válidos em Goiás. A íntegra da decisão você pode conferir neste link.

Quais concursos foram suspenso?

A medida ocasionou a suspensão dos seguintes concursos:

  • Procon;
  • Secretaria da Educação;
  • Superintendência da Polícia Técnico-Científica;
  • Assembleia Legislativa de Goiás;
  • TRE GO (Tribunal Regional Eleitoral);
  • Secretaria da Economia (antiga Sefaz).

Concursos públicos no entorno de Goiás

Além das muitas oportunidades surgidas este ano, muitas outras estão por vir em 2020. Para aquele candidato que teme a atual situação do estado de Goiás, um meio interessante é buscar seleções próximas.

No Distrito Federal, além do concurso Sefaz DF (com inscrições abertas a partir de novembro), outros tantos órgãos deverão publicar seus editais. São eles:

Além destes, outros órgãos, com lotação no DF, deverão ter seus editais publicados tão logo, como o concurso TCU e o concurso Senado Federal, que se encontra trabalhando de forma bastante célere.

Para conferir oportunidades em todo o país, acesse este link, ou assista o vídeo no canal do YouTube do Direção Concursos, parceiro do QC.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.