
O concurso TRF1 da magistratura pode sair a qualquer momento. Isto porque a Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região já aprovou o edital da seleção. Segundo o órgão, devem ser preenchidas 82 vagas para juiz federal substituto.
A informação foi confirmada pelo tribunal, por meio de nota, após sessão realizada na última quinta-feira, 9 de março.
Apesar da aprovação do edital, ainda não há uma data definida para publicação do documento. No entanto, o lançamento do concurso público é aguardado para os próximos dias, conforme anunciou o TRF1:
"A publicação do edital contendo todas as diretrizes do certame deverá ocorrer nos próximos dias."
Cabe ressaltar que a banca organizadora da seleção já foi definida e teve seu contrato assinado. O concurso será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
TRF1 quer preencher 82 vagas
De acordo com o TRF1, o edital do concurso público prevê o provimento de somente uma vaga imediata e a formação de cadastro reserva. No entanto, o Tribunal estima mais nomeações no certame.
A expectativa do órgão é que sejam providas todas as 82 vagas existentes atualmente de cargos vagos.
O que é preciso para se inscrever no concurso TRF1
Para se candidatar ao cargo de juiz federal substituto do TRF1 é preciso ter curso de graduação em Direito há pelo menos três anos. Além de comprovar três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito.
Concurso TRF1 prevê provas este ano
O Tribunal chegou a confirmar a previsão de realização das provas para meados de 2023. A primeira etapa consiste na aplicação da prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório. As demais etapas serão:
- Inscrição definitiva;
- Sindicância de vida pregressa e investigação social;
- Exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico;
- Prova oral; e
- Avaliação de títulos.
As datas das etapas ainda não foram confirmadas e devem ser divulgadas com a publicação do edital.
Último concurso TRF1
O último concurso TRF1 para juiz substituto federal foi realizado em 2015, sob organização da banca Cespe. Foram ofertadas 155 vagas, com salários de R$ 23.997,19.
A prova objetiva foi composta por 100 questões, divididos em três blocos. As disciplinas cobradas foram as seguintes: Direito Constitucional; Administrativo; Penal; Processual Penal; Civil; Processual Civil; Previdenciário; Financeiro e Tributário; Ambiental; Internacional Público e Privado; Empresarial; e Econômico e de Proteção ao Consumidor.
Principais informações do concurso TRF1
- Banca: FGV
- Cargo: juiz federal substituto
- Vagas: 82
- Escolaridade: nível superior
- Remuneração: R$ 23.997,19 (último edital)
- Provas previstas para meados de 2023
- Edital em breve