Concurso Receita Federal: novas movimentações; pedido avança

O processo do pedido do concurso Receita Federal teve novas movimentações nesta sexta-feira, 6 de maio. Isto porque uma “minuta de portaria” foi anexada pela Coordenação-Geral de Concursos e Provimento de Pessoal, o que pode indicar a autorização do novo edital.

O pedido da Receita Federal visa o preenchimento de 699 vagas, sendo 230 para Auditor-Fiscal e 469 para Analista-Tributário.

Mesmo com os novos movimentos, até o momento a Receita Federal e o Ministério da Economia não deram previsões sobre a autorização do novo concurso público.

Além disso, apesar de a minuta trazer esperanças para os concurseiros que estão aguardando o lançamento do edital, vale lembrar que em 2021 também foi enviado um processo de minuta, porém os trâmites não avançaram.

Sindifisco cobra novo edital

No início deste ano, o Sindicato Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) se reuniu com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir sobre o novo concurso Receita Federal, porém os debates também não avançaram.

As cobranças pelo lançamento do edital só aumentam com a urgência de reposição de pessoal do órgão, que está muito abaixo do mínimo necessário.

Em janeiro, o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Andrade, informou que o orçamento seria trabalhado para que o concurso seja lançado.

Atualmente, a Receita Federal está com um alto déficit no quadro de pessoal, com mais de 22 mil cargos vagos.

O presidente do Sindifisco, Isac Falcão, na última semana, solicitou um novo encontro urgente com os sindicatos, o secretário da Receita e o ministro Paulo Guedes. Dentre os assuntos debatidos, consta o concurso público para Auditor-Fiscal.


Principais informações do concurso Receita:

  • Situação: processo de minuta anexado
  • Cargos: Auditor-Fiscal e Analista Tributário
  • Vagas: 699 solicitadas
  • Escolaridade: nível médio e superior
  • Remunerações: R$ 12.142,39 (Analista) e R$ 21.029,09 (Auditor)
  • Último concurso: 2014, Esaf

Estude com o Qconcursos

😉Ei, não espere o edital do concurso Receita Federal sair para começar a estudar! Comece o seu planejamento hoje.

Na plataforma do Qconcursos tem um plano que combina com seu momento, seu jeito de estudar e com o seu bolso.

🚨 Vou começar a estudar hoje

▶ Comece a praticar:


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.