Concurso Polícia Penal MG é autorizado

O concurso Polícia Penal MG foi autorizado. A informação foi divulgada na segunda-feira, 9 de março de 2020, pelo secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, general Mário Lúcio Alves de Araújo, em uma rede social do Depen MG. O número de vagas não foi divulgado.

Com a autorização do certame, serão iniciadas as movimentações para a realização do certame, como a formação da comissão organizadora. O edital fica previsto para ser publicado até o início de 2021.

“Já tivemos o aval da Secretaria de Planejamento do Estado e já criamos a comissão para dar continuidade ao processo de realização do concurso”, afirmou o secretário, acrescentando que, como é demorado, o processo pode levar até um ano para ser concluído.

Último concurso

O último concurso do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) aconteceu em 2018, com a oferta de 4 mil vagas para formação de cadastro de reserva.

Em 2019, o déficit de servidores da casa era grande: 1.100 agentes penitenciários e 500 servidores da carreira socioeducativa.

Criação da Polícia Penal

Em dezembro de 2019, foi criada a Polícia Penal a partir de uma PEC que altera o artigo 144 da Constituição Federal.

De acordo com a proposta, o preenchimento do quadro de servidores das polícias penais  será  feito, exclusivamente, por meio de concurso público ou da transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários ou equivalentes.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.