O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concurso PMSP: especialista dá dicas de como se preparar para o TAF

Quando se fala em concurso público, o candidato logo o associa a disciplinas acadêmicas e provas. Muitos, no entanto, se esquecem do Teste de Aptidão Física (TAF), obrigatória em concursos policiais e militares, por exemplo. Uma avaliação importante que pode ser decisiva para a aprovação.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas do personal trainer Felipe Oliver de como se preparar para o TAF. De acordo com Oliver, um dos motivos de reprovação em concursos públicos que exigem o TAF é deixar para começar o treino no último instante da preparação.

“O ideal é separar um tempo do seu dia, nem que sejam 40 minutos, para que consiga treinar e se preparar para a prática”, afirma o professor.

O personal trainer diz que o candidato que já pratica algum tipo de exercício regularmente terá mais facilidade para fazer o teste. No entanto, Oliver alerta que os concorrentes que não têm hábito de praticar atividades físicas devem começar a se preparar o quanto antes para ter condições de realizar a prova.

“O ideal é começar com 4 a 5 meses de antecedência e aos poucos. Pode iniciar com os exercícios chamados de educativos”, sugere.

Os exercícios educativos servem para, como já indica o nome, que o iniciante na atividade possa chegar ao método cobrado pela banca do concurso de forma progressiva. Evitando, assim, qualquer desgaste muscular.

TAF - Concurso PMSP

O Exame de Aptidão Física do concurso público da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) traz 4 tipos de exercícios. Dois testes visam avaliar a força muscular localizada, que são a flexão e a abdominal. Um teste de velocidade (corrida de 50 metros) e um exercício que tem o objetivo de avaliar a resistência.

O teste de apoio (flexão) para candidatas do sexo feminino tem uma mudança nesta prova, em comparação com as anteriores. O exercício contará com o “banco sueco”, ou seja, a candidata deverá fazer o apoio de frente ao solo, apoiando os joelhos sobre o banco.

Neste tipo de atividade, a candidata deverá descer até formar um ângulo de 90º com o cotovelo. Caso não consiga alcançar a medida necessária, a candidata não passará na prova. Além disso, a repetição só será computada se for executado o “efeito gangorra” no corpo.

O exame de abdominal cobrado na avaliação é o conhecido remador. O professor atenta para a importância do treino com antecedência para este tipo de exercício, por ser um dos que mais reprova candidatos.

Segundo Oliver, os erros mais comuns em um teste de abdominal são:

  • Pés sem apoio total no chão;
  • Não flexionar totalmente o tronco;
  • Não manter os braços paralelos ao solo.

Comando do avaliador

Todos os testes de aptidão física serão feitos a partir de um comando dado pelo avaliador das provas. De acordo com Felipe Oliver, serão dados três comandos:

  1. Em posição
  2. Prepara
  3. Vai

O primeiro comando “Em posição” tem o objetivo de indicar ao candidato que ele deve se posicionar no local indicado para início do exercício. No segundo comando, “Prepara”, o examinando já deverá estar preparado, na posição inicial do movimento. E o terceiro e último comando, “Vai”, indica a largada da prova.

O professor alerta para a importância do comando do avaliador.

“Se você queimar a prova antes do comando ‘vai’, você terá somente mais uma chance”, diz Felipe Oliver.

Como treinar corrida

A corrida de 12 minutos avalia a resistência do candidato. O personal trainer sugere que comece a treinar com distâncias mais reduzidas, progredindo aos poucos. Caso o examinando não tenha experiência, ele pode iniciar o treino com exercícios intercalados: caminhada e corrida.

“A prova é feita em pista de atletismo, então a sugestão é que o candidato permaneça na raia mais próxima da curva, onde vai gastar menos tempo”.

Dicas

Estudos indicam que o treinamento aeróbico pode prejudicar o treino de força. Por isso, o professor sugere ao candidato que intercale os exercícios de força e resistência durante a semana.

Segunda, Quarta e Sexta Terça, Quinta e Sábado
Corrida de 12 minutos (resistência) Corrida de 50 m (velocidade)
Abdominal (força) Apoio (flexão)
PMSP no QC Baixe aqui as tabelas de estudo
Concurso Todas as informações sobre a seleção
Curso Estude com videoaulas e PDFs

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.