
Já aprovado e com banca definida, o concurso PM DF deve ter editais, com vagas para soldado e oficiais, publicados em 2023.
De acordo com o coronel Fábio Augusto Vieira, comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, o ingresso de novos policiais deve acontecer a partir de setembro de 2023.
O comandante enfatizou em live realizada no canal da corporação, no Youtube, que os concursos são uma prioridade da administração, e que mesmo que o concurso de soldados esteja um pouco atrasado dado o tempo da autorização, vai sair.
"Ele está na fase de contratação da banca, publicação e lançamento de edital", disse Fábio.
Vieira comunicou que está previsto o início da formação desses 2.100 aprovados a partir de setembro de 2023.
Ele informou ainda que as 2.100 vagas, já autorizadas e publicadas no Diário Oficial desde fevereiro de 2022, “já estão contando com o cadastro de reserva e que há expectativa de convocar 750 policiais para iniciar a formação”.
De acordo com o comandante, esse quantitativo é inicial, obedecendo a capacidade do departamento de educação da PMDF em comportar de 700 a 750 alunos.
Lembrando que o GDF anunciou 23 editais e provas para o próximo ano. Entre as seleções, está previsto o concurso da PM DF.
Apesar do concurso está previsto para 2023, até o momento, não há prazo exato para a publicação do edital.
Concurso PM DF para Saúde
Em relação ao concurso PM DF, que já está autorizado para 46 vagas na área da Saúde, foi informado pelo comandante que já foi dado prosseguimento aos procedimentos, assim como o CFP para soldados. O que falta é a contratação da banca, Instituto AOCP, seguida da publicação do edital. A data ainda não foi confirmada.
Sobre um novo CFO para oficiais, Fábio disse que não foi solicitado ainda, mas falou sobre previsão. O último aconteceu em 2016.
Etapas do concurso PM DF
As etapas para o concurso PM DF estão confirmadas no documento de convocação. São elas:
- 1ª Etapa – exame de habilidades e conhecimentos, mediante a aplicação de prova objetiva de conhecimentos de caráter eliminatório e classificatório e, de prova discursiva (redação em Língua Portuguesa), para todos os candidatos, a ser realizada pela Contratada;
- 2ª Etapa – teste de aptidão física (TAF), de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada;
- 3ª Etapa – avaliação dos exames médicos, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada;
- 4ª Etapa – avaliação dos exames psicológicos, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada; e
- 5ª Etapa – sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório, a serem realizadas pela PMDF.
A expectativa da corporação é que haja 50 mil inscritos na seleção.