
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas concedeu aval favorável para contratação direta do Cebraspe como banca do concurso Perícia Oficial AL. O processo foi divulgado no Diário Oficial desta quinta-feira, 31 de março.
De acordo com o documento, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será responsável pela organização e realização do concurso da Perícia Oficial de Alagoas.
Confira o documento abaixo:

Ainda segundo o documento, os autos serão remitidos à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), que deverá tomar providências cabíveis e reunir os documentos necessários para contratação da organizadora.
Panorama do concurso
Em janeiro deste ano, a Seplag havia anunciado a previsão do edital para meados de março. Na ocasião, o secretário do órgão, Fabrício Marques Santos, informou que o certame ofertaria 112 vagas para diversos cargos da Perícia Oficial AL.
Lembrando que o concurso público foi autorizado em fevereiro de 2021 para a oferta de 81 vagas de nível médio e superior. Os cargos contemplados são:
Nível médio
- técnico forense
Nível superior
- perito criminal (diversas especialidades)
- perito médico legista
- perito odontolegista
- papiloscopista
Principais informações do concurso Perícia Oficial AL
- Situação: banca definida
- Banca: Cebraspe
- Vagas: 112
- Cargos: diversos
- Escolaridade: nível médio e superior
- Remuneração: até R$ 8.411,33
- Edital até abril
Último concurso
O último concurso público da Perícia Oficial AL foi realizado em 2013 e organizado pelo Cebraspe. A seleção ofertou 37 vagas para perito criminal - várias especialidades (20), perito médico legista (8), papiloscopista (5) e técnico forense (4).
Os cargos exigiam nível superior, exceto Técnico Forense que tinha como requisito o nível médio de escolaridade. Na época, a remuneração era de até R$ 6,3 mil.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursiva e de capacidade física, além da avaliação psicológica e a investigação social.
A prova objetiva cobrou 120 questões sobre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Ética no Serviço Público; e
- Noções de Direito Processual Penal.