Concurso PCDF Delegado: regulamento é publicado

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira, 27 de maio, o regulamento do novo concurso público para Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (concurso PC DF Delegado). O documento traz as principais informações sobre a seleção, como requisitos do cargo e etapas do concurso.

O concurso da Polícia Civil do Distrito Federal foi autorizado em fevereiro de 2022 e vai oferecer 150 vagas para Delegado de Polícia, sendo 50 imediatas e 100 para formar cadastro de reserva. A remuneração pode chegar a R$ 24 mil, acrescida de plano de saúde, auxílio-creche e vale-alimentação.

Requisitos

De acordo com o regulamento, para se inscrever, o candidato a Delegado da PCDF deverá preencher alguns requisitos, como ser bacharel em Direito; comprovar 3 anos, no mínimo, de atividade jurídica ou policial; possuir carteira nacional de habilitação (CNH) válida, categoria B ou superior; ter idade mínima de 18 anos na data da posse; e ter nacionalidade brasileira ou portuguesa.

Leia mais: comece a estudar antes de o edital sair

Etapas do concurso

O processo seletivo será aplicado nas seguintes fases:

  • Prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova discursiva de conhecimentos jurídicos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova oral de conhecimentos jurídicos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação biopsicossocial (para pessoas com deficiência);
  • Exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório;
  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório;
  • Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

As fases acima serão divididas em duas etapas, sendo a primeira constituída pelas 8 fases iniciais e a segunda etapa pelo curso e avaliação de títulos.

Prova objetiva

Primeira etapa do concurso, a prova objetiva avaliará o conhecimento do candidato sobre os seguintes ramos do Direito:

  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Civil/Empresarial
  • Direito Penal
  • Direito Tributário
  • Direito Processual Civil
  • Direito Processual Penal
  • Direito Ambiental

A prova objetiva também vai avaliar o conhecimento do candidato sobre assuntos relacionados ao serviço de polícia judiciária, organização geopolítica do Distrito Federal e sobre a organização e manutenção da PCDF.

Prova discursiva

A prova discursiva envolverá as mesmas disciplinas cobradas na prova objetiva. Somente serão corrigidas as provas dos candidatos aprovados e classificados na primeira etapa. Será eliminado quem obtiver nota inferior a 60% da pontuação máxima da avaliação.

Prova oral

As pessoas habilitadas na prova discursiva serão convocadas para a prova oral, que versará sobre Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Além de avaliar os conhecimentos quanto às disciplinas acima, a fase visa analisar a argumentação do candidato.

Segundo o regulamento, na prova oral, deverá haver em cada banca ao menos um Delegado de Polícia da Carreira da Polícia do Distrito Federal, classe especial, e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), com conhecimento jurídico acerca das disciplinas que serão submetidas ao escrutínio do candidato.

Prova de títulos

Última fase do certame, a prova de títulos vai considerar os comprovantes de doutorado, mestrado, pós-graduação lato sensu, cursos de aperfeiçoamento com carga horária mínima de 120 horas e obras e artigos científicos publicados.

Último concurso

A última seleção para Delegado da PCDF aconteceu em 2015 e foi organizada pela Fundação Universa.

A prova objetiva foi composta de 200 questões no formato Certo ou Errado sobre as disciplinas trazidas no regulamento do próximo concurso, descritas acima.

Ao analisar as provas do último concurso por meio do Raio X do Qconcursos, observa-se que Direito Processual Penal teve grande relevância na avaliação. Entre os assuntos mais cobrados, estão Legislação Penal Especial e Da Prisão e da Liberdade Provisória.

Conheça a ferramenta de Raio X do Qconcursos

Já a prova discursiva constou de 3 questões dissertativas e de uma peça prático-profissional relativa à atividade de polícia judiciária.

Estude com o Qconcursos


Resumo:


📅 Concursos abertos: veja a lista completa e atualizada


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.