O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concurso PC SP pode ser suspenso por ação do MP estadual

O Ministério Público de São Paulo apura uma denúncia de vazamento de gabarito e provas do concurso da Polícia Civil do estado, e um inquérito policial foi instaurado para apurá-la.

Dentre as acusações, um anúncio veiculado por uma empresa de ônibus, que oferecia transporte no dia da prova muito antes de o órgão divulgar a data da avaliação.

O MP apresentou nove (9) representações contra a transparência da seleção e o concurso pode ser anulado. As informações são de José Blat, promotor do caso.

Se forem comprovadas as denúncias e os responsáveis pela fraude forem identificados, esses poderão responder, inclusive, na esfera criminal, sem contar com processo por improbidade administrativa.

Apesar do concurso citado, A Polícia Civil já está com outro concurso da PC SP AUTORIZADO e com cerca de 3.000 vagas.

Prazo para responder sobre as acusações

A Polícia Civil de São Paulo tem até 30 dias para se manifestar quanto às denúncias a partir do dia 19 de julho do presente ano (2019).

Ruy Ferraz Fontes, delegado-geral da Polícia Civil do estado, deverá esclarecer pontos, como exemplo, sobre quais os critérios utilizados na avaliação oral e tantos outros.

O site Globo.com trouxe a entrevista de um candidato ao cargo de Escrivão, que afirmou serem procedentes as acusações:

“Tem muito candidato que sabe dos vazamentos, mas tem medo de falar por medo da polícia, medo de ser perseguido depois”.

Próximo concurso PC SP

Em meio deste ano (2019), um novo concurso PC SP foi autorizado com 2.939 vagas, sendo a disposição feita do seguinte modo:

  • Delegado com 250 vagas;
  • Investigador com 900 vagas;
  • Escrivão com 1.600;
  • Médico-legista 189.

Qual o déficit de pessoal atualmente no órgão?

A Polícia Civil de São Paulo encontra-se com o quadro de pessoal bastante defasado e crítico com 64% de pessoal a menos do que o regular no órgão, entre os cargo de Investigador e Escrivães.


Confira os pacotes: Investigador, Escrivão e Agente de Telecomunicações

Quer saber mais sobre produtividade, motivação e alto rendimento em provas de concursos? Siga-me no instagram: @mauriciosa_

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.