O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Concurso Marinha 2019 divulga orientações sobre COVID-19 na Etapa de Adaptação

Devido à pandemia do coronavírus (COVID-19), os concursos precisaram se ajustar para retomar as seleções, seguindo as medidas de prevenção do Ministério da Saúde. O concurso público para o Corpo Auxiliar de Praças da Marinha, que ocorreu em 2019, teve edital de retificação divulgado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 4 de agosto, com os protocolos a serem seguidos para combate ao vírus

O documento foi definido pela Administração Naval, seguindo os procedimentos adotados pelo Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Dentre as disposições especiais referentes ao COVID-19, definem-se:

  • O candidato poderá apresentar-se até dois dias antes da data de início do Período de Adaptação (PA). Caso escolha essa opção, o participante não poderá mais se ausentar do Centro de Instrução, iniciando o período de internato no dia da apresentação;
  • Será obrigatório se apresentar com o uso de máscaras nas cores azul ou branca. Ao final do primeiro dia, cada candidato receberá do CIAA cinco unidades de máscaras, que deverão ser usadas durante todo o PA.
  • Todos os candidatos realizarão o teste para o COVID-19 por no ato da apresentação. Os que testarem positivo ou apresentarem sintomas ao longo do PA cumprirão a quarentena, no CIAA, em local isolado dos demais candidatos, e continuarão participando do PA, com recebimento de conteúdo à distância.
  • Os candidatos que não se apresentarem na data e horário marcados, por conta de teste positivo para COVID-19 e consequente cumprimento da quarentena, deverão comunicar tal situação diretamente ao CIAA. A apresentação ao CIAA ocorrerá após alta médica e com apresentação de teste negativo.

Principais informações do concurso

Confira também o novo calendário de eventos:

Cenário dos concursos com o Coronavírus

A pandemia não causou mudanças apenas no concurso da Marinha. Muitos certames foram prorrogados, outros suspensos, provas adiadas e alguns retomaram com algumas adaptações para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo.

Dentre os que retornaram, medidas de prevenção como distanciamento das mesas, bloqueio dos bebedouros, obrigatoriedade do uso de máscaras, uso de medidor de temperatura, aplicação de provas à distância e até realização de etapas onlines, têm sido bastante frequentes.

Tendências: o que vai acontecer com o concurseiro após o coronavírus no Brasil?

Concursos que se adaptaram à pandemia do Covid-19

Dentre os concursos que retomaram com mudanças nas etapas de seleção, alguns deles são:

  • Concurso Tucumã (PA): A Prefeitura de Tucumã, no estado do Pará, retomou o concurso público com a realização da prova discursiva para Procurador no dia 12 de julho, adotando medidas de prevenção ao Covid-19.

    Segundo a comissão especial do concurso, além da obrigatoriedade do uso da máscara e a instalação de uma cabine de desinfecção na entrada do local da prova para higienização das mãos com álcool em gel, era necessário o espaçamento das cadeiras, para manter o distanciamento de pessoas e o fornecimento de copos descartáveis.

Tendências: Concursos Policiais seguem em alta mesmo com o novo coronavírus no Brasil

  • Enem 2020: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi um dos processos seletivos que também sofreram com diversas alterações por conta do novo Coronavírus.

    Após indecisões sobre a data de realização das provas, por conta da disparidade de ensino à distância no ano de 2020 entre as escolas públicas e particulares, promovido pela quarentena, o Ministério da Educação (MEC) definiu que o exame acontecerá em janeiro e fevereiro de 2021.

    O que estudar para o Enem? Saiba o que mais cai na prova

    Além disso, recentemente foi divulgado um novo edital com retificações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, com as novas datas do exame e orientações sobre o Covid-19.

    Dentre uma das alterações, o uso de máscara pelos candidatos durante toda a aplicação das provas se tornou obrigatório.  Os participantes que se opuserem a utilizar o acessório, será eliminado. O edital também informa que o distanciamento deve ser respeitado durante a apresentação a sala de prova

    Comece a estudar para o Enem: resolva questões dos exames anteriores
  • Concurso TRE PA: O concurso TRE PA foi retomado no dia 21 de julho, porém trouxe algumas mudanças nos procedimentos. Dentre elas, a etapa de heteroidentificação ocorreu de forma online.

    Os candidatos deveriam enviar para análise entre os dias 28 e 30 de julho de 2020, todos os documentos necessários, além de foto e vídeo, no meio do site do IBFC, banca organizadora do certame.

    De acordo com o documento, a adoção do novo método teve o objetivo de dar prosseguimento ao concurso para que seja possível nomear os aprovados a tempo de atuarem nas eleições municipais de 2020.

Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.