
Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 28 de dezembro, o resultado final das provas do concurso INSS, da Gerência Executiva (GEX) de Guarulhos, em São Paulo. As provas foram aplicadas no dia 11 de dezembro.
Consulte o resultado final da prova
Além do resultado final, estão disponíveis a convocação para a avaliação biopsicossocial e a convocação para o procedimento de heteroidentificação.
De acordo com o documento, as justificativas de alteração/anulação de gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão disponibilizadas a partir do dia 6 de janeiro de 2023, no site da banca Cebraspe.
O edital de resultado provisório da avaliação biopsicossocial e do procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros serão publicados no dia 18 de janeiro de 2023.
Prova objetiva
A prova objetiva aconteceu no dia 11 de dezembro e foi composta por 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. As disciplinas cobradas constam abaixo:
- Língua Portuguesa;
- Ética no Serviço Público;
- Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática.
Resumo do concurso:
- Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
- Cargos: técnico do seguro social
- Vagas: mil + CR
- Requisitos: nível médio
- Remuneração: até R$5.905,79
- Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro (encerradas)
- Provas: 11 de dezembro
- Edital INSS 2022
Concurso INSS: previsão de novo edital
Defensor de um novo concurso INSS, o ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, Luiz Marinho, foi convidado a assumir novamente a pasta na gestão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
Para Marinho, atualmente o órgão carece de novos servidores para voltar a funcionar.
"É preciso mais servidores, porque a fila hoje é virtual, mas há milhares de pessoas que não têm acesso à internet, nem dominam a ferramenta. Para o INSS voltar a funcionar é preciso ter pessoal qualificado e suficiente para atender a demanda, porque senão a bola de neve só vai crescer e custar muito mais para os cofres públicos, que terá de pagar os retroativos, além de ser uma maldade para com quem precisa ter seus direitos reconhecidos", disse em uma das suas declarações à Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil).
De acordo com informações do governo, já estão sendo realizadas movimentações para a contratação de mil novos servidores.
Com isso, seguem avançando internamente, estudos para uma nova seleção e propostas de novas mudanças na Previdência Social.
O concurso do INSS que está em andamento, ofereceu vagas apenas para o cargo de Técnico do Seguro Social, de nível médio. A carreira de Analista do Seguro Social, de nível superior, não foi contemplada no edital.
Lembrando que, inicialmente, foram solicitadas 1.571 vagas para a carreira de nível superior ao Ministério da Economia.
Apesar do concurso em andamento, a equipe de transição do novo governo destaca que o quantitativo de vagas não irá suprir a necessidade de pessoal da autarquia. Anteriormente, a solicitação junto ao ME era de mais de 7 mil vagas.