Concurso INSS: possibilidade de novo concurso às vistas do próximo governo

E será que vem novo concurso INSS por aí? O ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, Luiz Marinho, é um defensor da necessidade de abrir uma nova seleção. Convidado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para assumir a pasta novamente em sua próxima gestão, Marinho aceitou o convite.

De acordo com a Folha Dirigida, Marinho explicou a necessidade de novos concursos:

"É preciso mais servidores, porque a fila hoje é virtual, mas há milhares de pessoas que não têm acesso à internet, nem dominam a ferramenta. Para o INSS voltar a funcionar é preciso ter pessoal qualificado e suficiente para atender a demanda, porque senão a bola de neve só vai crescer e custar muito mais para os cofres públicos, que terá de pagar os retroativos, além de ser uma maldade para com quem precisa ter seus direitos reconhecidos", disse em uma das suas declarações à Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil).

Essa nomeação é um pontapé favorável à realização de um novo concurso e com planejamento à vista da equipe de transição do governo eleito para que isso aconteça.

Informações recentes divulgaram que as mudanças na Previdência Social já estão sinalizadas em documento que estaria sendo “elaborado visando à contratação de mil novos servidores”.

O Globo ainda noticiou que “os estudos para um novo concurso, assim como as mudanças a serem propostas na Previdência Social, estariam sendo tratados internamente pelo grupo, com o intuito de não causar ruídos para a aprovação da Transição".

Lembrando que a última seleção, que ainda está em andamento, não contemplou o cargo de analista do seguro social, de nível superior. Para esta função, havia a previsão de 1.571 vagas que foram solicitadas ao Ministério da Economia.

A equipe de transição do novo governo entende que a última seleção, mil técnicos, também não atende à necessidade da autarquia. A solicitação junto ao ME era de mais de 7 mil vagas, antes de receber o aval para mil postos.

Último concurso INSS

Em 27 de novembro de 2022, o concurso INSS realizou provas para mil candidatos à carreira de técnico do seguro social, de nível médio. O Cebraspe foi o organizador do processo seletivo.

A cidade de São Paulo ficou com a maior disputa por vaga, na ampla concorrência. Foram 8.534 inscritos por oportunidade. Em seguida, o Distrito Federal com 7.599 candidatos por posto.

Já Recife (PE) e Fortaleza (CE) registraram mais de 5 mil candidatos por vaga. No site da banca é possível conferir a lista completa.

Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social.

A  remuneração inicial é de até R$5.905,79, com jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.

Provas objetivas

Os candidatos ao concurso INSS foram avaliados por meio de provas objetivas com 120 questões, distribuídas entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.

Na parte geral, foram cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
  • Raciocínio Lógico; e
  • Noções de Informática.

Para ser aprovado na seleção, o concorrente deveria alcançar nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas. Os gabaritos já estão disponíveis no site da banca.

Resumo do Concurso


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.