Concurso INSS: nova seleção é debatida entre Fenasps e novo ministro

Um novo concurso INSS foi pauta de uma reunião realizada no dia 9 de janeiro entre representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e o novo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Os representantes da Fenasps argumentaram sobre a necessidade de um novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social.

Além disso, outros assuntos foram debatidos como o reajuste do Vencimento Básico (VB), comitê gestor da carreira, jornada de trabalho e reestruturação dos serviços previdenciários.

De acordo com a Fenasps, para sanar os problemas estruturais do INSS seria necessário um novo concurso para a autarquia e a contratação dos aprovados, da seleção em andamento.

"A Fenasps ressaltou que não existe solução fácil para o problema. A ampliação dos acordos de cooperação técnica e a possibilidade de novos acordos com estados e municípios não iriam resolvê-lo, já que seria apenas uma medida paliativa. Foi destacada a necessidade contratação de servidores mediante concurso público para sanear os graves problemas estruturais do INSS", disse a categoria.

Os representantes da Fenasps informaram que o novo ministro da Previdência deu atenção às pautas debatidas e que, atualmente, o governo está em processo de organização do Ministério.

"Lupi afirmou, por fim, que se propõe a realizar reuniões periódicas com os representantes da Fenasps para avanço das pautas, sendo definida a data de uma próxima reunião em um prazo de 15 dias", informou a Fenasps.

Ministro Carlos Lupi quer zerar fila do INSS

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, tomou posse em janeiro e enfatizou em seu discurso a intenção de zerar a fila da autarquia. Com o pronunciamento, aumentaram as expectativas para mais convocações da seleção em andamento.

"Quero acabar com a fila em tempo recorde para o povo brasileiro se sentir respeitado", afirmou.

Para discutir as mudanças na legislação previdenciária, o ministro Carlos Lupi ainda afirmou que planeja criar uma comissão quadripartite, composta por representações dos sindicatos patronais, dos trabalhadores, aposentados e governo.

"Precisamos discutir em profundidade a antirreforma que foi feita", destacou.

Até o momento, o ministro ainda não deu um prazo para essas mudanças.

Concurso INSS em andamento

Um concurso INSS está em andamento com mil vagas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio. A remuneração inicial é de até R$5.905,79, com jornada de 40 horas.

Organizado pelo Cebraspe, as provas objetivas foram aplicadas nos dias 27 de novembro de 2022, para todas as Gerências Executivas (GEX), e no dia 11 de dezembro, para a GEX de Guarulhos (SP). Atualmente, os candidatos estão na espera pelos resultados da seleção.

Os aprovados dentro do número de vagas imediatas serão convocados para a matrícula, nas primeiras turmas do curso de formação.

Apesar do concurso ofertar apenas mil vagas, de acordo com o edital, até 3.373 candidatos podem ser classificados no concurso.

Resumo do Concurso


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.