
O concurso INSS tem sido pauta do novo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Em reunião com a Anasps (Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social) na última terça-feira, 17 de janeiro, o representante da pasta abordou as convocações da seleção.
Conforme informou a Anasps na última quarta, 18, o ministro anunciou que neste primeiro momento, serão convocados mil aprovados no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social. Posteriormente, serão chamados de dois a três mil candidatos, totalizando até 4 mil convocações.
O concurso público do INSS trouxe 1.000 vagas para o cargo de técnico do seguro social, que requer nível médio de escolaridade.
Cabe ressaltar que o edital do concurso prevê até 3.373 classificações, sendo 2.487 para ampla concorrência.
Os aprovados no concurso farão jus ao salário inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Organizadas pelo Cebraspe, as provas objetivas foram aplicadas nos dias 27 de novembro de 2022, para todas as Gerências Executivas (GEX), e no dia 11 de dezembro, para a GEX de Guarulhos (SP). Atualmente, os candidatos estão na espera pelos resultados da seleção.
A próxima etapa do concurso será o curso de formação. Somente os aprovados dentro do número de vagas imediatas serão convocados para a matrícula, nas primeiras turmas do curso.
Ministro Carlos Lupi quer zerar fila do INSS
Ao tomar posse em janeiro, o ministro Carlos Lupi enfatizou em seu discurso a intenção de zerar a fila do INSS. O pronunciamento aumentou as expectativas para a convocação de mais aprovados na seleção em andamento e a realização de um novo concurso público para a autarquia.
"Quero acabar com a fila em tempo recorde para o povo brasileiro se sentir respeitado", afirmou.
O ministro da Previdência Social ainda declarou que planejar criar uma comissão quadripartite, composta por representações dos sindicatos patronais, dos trabalhadores, aposentados e governo, com o objetivo de discutir as mudanças na legislação previdenciária.
"Precisamos discutir em profundidade a antirreforma que foi feita", destacou.
Até o momento, um prazo ainda não foi dado para essas mudanças.
Novo concurso INSS é defendido por Fenasps
No dia 9 de janeiro, a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e o ministro Carlos Lupi se reuniram para debater a possibilidade de um novo concurso INSS.
Na ocasião, a Fenasps argumentou sobre a necessidade de um novo concurso para o órgão e a contratação de mais aprovados para sanar os problemas estruturais do INSS.
"A Fenasps ressaltou que não existe solução fácil para o problema. A ampliação dos acordos de cooperação técnica e a possibilidade de novos acordos com estados e municípios não iriam resolvê-lo, já que seria apenas uma medida paliativa. Foi destacada a necessidade contratação de servidores mediante concurso público para sanear os graves problemas estruturais do INSS", disse a categoria.
De acordo com os representantes da Fenasps, o novo ministro da Previdência simpatizou com as pautas debatidas e informou que, atualmente, o governo está em processo de organização do Ministério.
"Lupi afirmou, por fim, que se propõe a realizar reuniões periódicas com os representantes da Fenasps para avanço das pautas, sendo definida a data de uma próxima reunião em um prazo de 15 dias", informou a Fenasps.
Resumo do Concurso
- Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
- Cargos: técnico do seguro social
- Vagas: mil + CR
- Requisitos: nível médio
- Remuneração: até R$5.905,79
- Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro (encerradas)
- Provas: 27 de novembro e 11 de dezembro
- Resolva questões da última prova do Concurso INSS
- Edital INSS 2022