Concurso INSS 2023: ministro confirma novas convocações e prevê novo edital

Após a convocação de mil aprovados no concurso INSS 2023, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, garantiu a chamada de mais 2.250 aprovados na seleção em andamento. Além disso, ele afirmou que um novo edital para peritos está em estudo.

A informação foi concedida em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira, 2 de março.

De acordo com o ministro, o objetivo da autarquia é reforçar o quadro de técnicos do INSS com mais convocações de aprovados e um novo concurso para a Perícia Médica.

"Hoje mesmo (2), nós temos mil servidores chamados, que estão sendo treinados. Até o final do ano, eu pretendo chamar mais 2.250. Além disso, nós também vamos fazer concurso para a Perícia Médica", disse o ministro.

Lembrando que no dia 16 de fevereiro, o ministro também comentou a necessidade de um novo concurso INSS para peritos.

"Temos que preparar o novo concurso que há mais de dez anos não é realizado. Nós temos praticamente a metade do efetivo inicial. É necessário mais peritos", disse o ministro durante entrevista ao programa Manhã Bandeirantes com Datena.

No mesmo mês, a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) confirmou a intenção de um novo edital e a abertura dos canais de negociação classista.

"O intercâmbio estabelecido representa o primeiro passo na luta pelo aumento salarial e pelo concurso público, medidas extremamente necessárias para a preservação e para a evolução da carreira", disse a ANMP.

Lista de matriculados foi publicada nesta sexta, 3

A relação dos candidatos matriculados no curso de formação do concurso INSS inicialmente prevista para a última quinta-feira, 2 de março, foi divulgada nesta sexta-feira, 3.

De acordo com o comunicado, o atraso ocorreu em razão de inconsistências observadas no processo de efetivação da matrícula no curso de formação. Por conta disso, a lista foi republicada nesta sexta-feira, 3. Confira aqui!

Ainda segundo a autarquia, os candidatos que realizaram a matrícula, porém não enviaram a documentação completa, devem comparecer ao CF com os documentos originais solicitados nos editais.

Os candidatos que já efetuaram a matrícula e enviaram a documentação completa não precisarão realizar este processo.

Já as solicitações de matrícula dos candidatos indevidamente convocados, serão desconsiderados.

Como será realizado o curso de formação

Ao todo, já foram convocados mil candidatos classificados para o curso de formação. O curso ocorrerá nas seguintes cidades:

  • Belém (PA);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Brasília (DF);
  • Florianópolis (SC);
  • Fortaleza (CE);
  • João Pessoa (PB);
  • Manaus (AM);
  • Rio de Janeiro (RJ); e
  • São Paulo (SP).

Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas, que serão aplicadas no dia 9 de abril.

A prova objetiva será do tipo certo/errado e a nota final no curso de formação (NFCF) será calculada da seguinte forma:

  • NFCF = (nota da prova objetiva + nota da prova discursiva)/15.

O candidato que obtiver nota final inferior a sete pontos será eliminado do concurso.

De acordo com o Instituto, os candidatos que abandonarem ou desistirem do CF, sem justificativa, deverão ressarcir ao erário o auxílio financeiro.

Lembrando que durante a formação, o concorrente fará jus a título de auxílio financeiro, ou seja, 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.


Vem aí o Festival do Consumidor, os maiores descontos só pra quem chegar primeiro! Mas corra, serão poucas unidades! Confira aqui


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.