O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Semana do cliente: assine o Plano Anual Premium com 20% de desconto! Quero aproveitar!

Concurso Ibama é recomendado pelo Ministério Público Federal

Um novo concurso Ibama é o desejo de milhares de concurseiros pelo país, mas não só. O Ministério Público Federal (MPF) também quer que haja um novo concurso para o órgão.

A recomendação foi feita pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão. O MPF quer a autorização, em até 30 dias, para 2.054 vagas, mesmo número do déficit que apresenta o quadro de pessoal do órgão. O prazo, portanto, se encerra em 5 de outubro.

A diretriz também é destinada ao presidente do Ibama, Eduardo Bim. Para ele, a sugestão é de que, até 20/10, o órgão esteja pronto para realizar o certame, inclusive com a banca contratada.

Em até 15 dias, o Ibama também deve formar comissão organizadora e elaborar o cronograma do concurso público, de acordo com a recomendação. Também há o pedido de que a elaboração do cronograma do concurso não ultrapasse os 180 dias.

O documento também diz que a seleção deve ser para 2.054 vagas, mesmo número do déficit de pessoal que o órgão apresenta.

Entre as justificativas do Ministério Público Federal, estão:

  • aumento das taxas de desmatamento;
  • constante diminuição do quadro de fiscais ambientais;
  • idade avançada de grande parte dos fiscais atuais;
  • considerável parte do quadro de pessoal já estar passível de aposentar.

Vale frisar que o Ibama fez pedidos recentes de novos concursos. Em 2018, foram pedidas 1.778 vagas sem sucesso.

Último concurso Ibama

O último edital foi lançado em 2013 pelo Cespe/Cebraspe. Naquele ano, dois editais foram disponibilizados. Também havia um certame em andamento datado de 2012.

Nos três editais passados, as vagas foram distribuídas da seguinte maneira:

  • Técnico Administrativo – 300 vagas
  • Analista Ambiental – 108 vagas
  • Analista Administrativo – 61 vagas

Para todos os cargos, as provas foram divididas como mostra a tabela abaixo:

A carreira de Técnico Administrativo, para candidatos do nível médio, pagava R$ 2.580,72 no último edital. Atualmente, o salário inicial pode chegar até os R$ 4.454.

Para acessar o edital do certame de Analista Ambiental, clique aqui. Para mais informações da seleção de 2013 para Analista Administrativo, acesse este link.

Concursos 2020

Alguns concursos importantes já são esperados para o ano de 2020. Assim como o Ibama, o MPF também recomendou um novo concurso INSS, por exemplo.

Porém, sabe-se da dificuldade de novos concursos no âmbito do Executivo Federal. Também é fato que outras seleções ocorrerão normalmente. Para saber quais são elas, verifique as apostas para os concursos 2020.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.