
O edital do concurso DPE MG está cada vez mais próximo. Isto porque nesta quinta-feira, 18 de agosto, foi publicado o regulamento da nova seleção para cargos do quadro administrativo da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
Cargos e vagas
De acordo com o regulamento do concurso DPE MG, serão ofertadas vagas de níveis médio e superior para os cargos de Técnico e Analista respectivamente.
O quantitativo de vagas e as especialidades não foram informadas, no entanto, o documento traz que as informações serão especificadas no edital de abertura do certame.
“O edital especificará o número de vagas de Analista da Defensoria Pública e de Técnico da Defensoria Pública a serem ofertadas por cargo/especialidade para provimento, evitando-se fracionamento prejudicial à política de inclusão.”
O que faz um Técnico da Defensoria Pública de Minas Gerais
O Técnico da Defensoria Pública MG é responsável por realizar atividades que envolvam o suporte técnico e administrativo, documentação, informação jurídica, gestão de material e patrimônio, levantamento de dados, a elaboração de relatórios, expedição e arquivamento de documentos e correspondências, atendimento ao público interno e externo, transporte de documentos e processos, a realização de trabalhos que exijam conhecimentos básicos e/ou específicos de informática e outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade que venham a ser determinadas pela autoridade superior.
O que faz um Analista da Defensoria Pública de Minas Gerais
O Analista da DPE MG é responsável por desempenhar funções auxiliares necessárias ao cumprimento das finalidades institucionais da Defensoria Pública e à gestão administrativa, financeira, orçamentária e de pessoal, como o exercício de atividades nas áreas de psicologia, medicina, assistência social, pedagogia, agrimensura, contabilidade, jurídica, estatística, planejamento, recursos humanos, logística, licitações, patrimônio e almoxarifado, engenharia, infraestrutura, informática, marketing, comunicação, eventos, dentre outras, desde que compatíveis com o seu grau de escolaridade, conforme detalhamento e identificação da especialidade constantes em Deliberação do Conselho Superior da Defensoria Pública.
Etapas do concurso
O concurso público compreenderá as seguintes etapas:
- uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- duas provas discursivas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;
- inscrição definitiva de caráter eliminatório, com as seguintes fases: sindicância da vida pregressa e investigação social;
- exame de higidez física e mental;
- doze provas orais, de caráter eliminatório e classificatório.
Prova objetiva
As provas objetivas serão composta de questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Básicos e Específicos, com a seguinte estrutura para cada cargo:
- Técnico: composta de 70 questões de múltipla escolha.
- Analista: composta de 80 questões de múltipla escolha.
Prova discursiva
Esta etapa será aplicada somente para o cargo de Analista, a depender da especialidade pretendida. Serão duas provas discursivas, a serem realizadas na mesma data e período da prova objetiva, constituídas de uma redação ou questões, em gênero dissertativo-argumentativo.
Estude com o Qconcursos
😉Ei, não espere o edital do concurso DPE MG sair para começar a estudar! Comece o seu planejamento hoje.
Na plataforma do Qconcursos tem um plano que combina com seu momento, seu jeito de estudar e com o seu bolso.
- Resolva questões para o concurso DPE MG
- Estude por concursos anteriores
- Confira os gabaritos comentados
📱 Sabia que o seu estudo pode ser muito mais prático e dinâmico? Com o app do Qconcursos, você estuda onde, quando e como quiser! Baixe nas lojas do Google e da Apple!
Resumo concurso DPE MG
- situação: regulamento publicado
- Cargos: Técnico e Analista da Defensoria
- Vagas: a definir
- Escolaridade: nível médio e nível superior
- Remuneração: de R$ 1.725 a R$ 4.150
- Edital iminente