
Estão abertas as inscrições para o concurso público que oferece 12 vagas para o cargo de Defensor Público de Segunda Categoria da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).
Os candidatos devem se inscrever através do site da banca organizadora Cebraspe até o dia 29 de maio.
Sobre as vagas
Para concorrer às vagas de Defensor Público de Segunda Categoria, é necessário possuir diploma de bacharel em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, ao menos, dois anos de experiência em prática forense. A remuneração inicial é de R$ 24.668,75.
Das 12 vagas, 2 são reservadas para candidatos com deficiência.
Etapas do concurso
O processo contempla quatro fases, sendo elas: prova objetiva, provas discursivas, prova oral e avaliação de títulos.
Prova objetiva
A prova objetiva será aplicada no dia 7 de julho. Serão avaliadas 200 questões de múltipla escolha, com duração de 5 horas. Os temas abordados são: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Criminologia, Direito Processual Penal, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Empresarial, Direitos Humanos, História / Organização / Princípios e Normas Institucionais da Defensoria Pública e da Defensoria Pública do Distrito Federal, Filosofia Jurídica, Sociologia Jurídica e Conhecimentos sobre o Distrito Federal.
Provas discursivas
As provas discursivas serão aplicadas nas datas prováveis de 14 e 15 de setembro. Nessa etapa, os candidatos deverão redigir, para cada prova, uma peça processual de até 120 linhas e responder 30 questões com até 30 linhas cada. O conteúdo será o seguinte:
Primeira prova discursiva: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Penal e Direito Processual Penal.
Segunda prova discursiva: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Difusos e Coletivos e Direito do Consumidor.
Prova oral
Por fim, o último teste consiste em uma prova oral que será dividida em três grupos de conhecimento, sendo:
Grupo um: Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direitos Difusos e Coletivos;
Grupo dois: Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor;
Grupo três: Direito Penal, Direito Processual Penal e Direitos Humanos.
O teste terá duração de até 30 minutos, sendo 10 minutos para cada grupo de áreas do conhecimento. Durante esse tempo, o candidato deve ler e responder as perguntas que lhe forem entregues, bem como responder a arguição da banca examinadora. Para avaliação, serão considerados o domínio do conhecimento, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo.
Para mais informações, consulte os editais completos clicando aqui.
Prepare-se para o concurso, resolva questões on-line!