O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concurso DP-DF: Inscrições abertas para o cargo de Defensor Público

Estão abertas as inscrições para o concurso público que oferece 12 vagas para o cargo de Defensor Público de Segunda Categoria da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).

Os candidatos devem se inscrever através do site da banca organizadora Cebraspe até o dia 29 de maio.

Sobre as vagas

Para concorrer às vagas de Defensor Público de Segunda Categoria, é necessário possuir diploma de bacharel em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, ao menos, dois anos de experiência em prática forense. A remuneração inicial é de R$ 24.668,75.

Das 12 vagas, 2 são reservadas para candidatos com deficiência.

Etapas do concurso

O processo contempla quatro fases, sendo elas: prova objetiva, provas discursivas, prova oral e avaliação de títulos.

Prova objetiva

A prova objetiva será aplicada no dia 7 de julho. Serão avaliadas 200 questões de múltipla escolha, com duração de 5 horas. Os temas abordados são: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Criminologia, Direito Processual Penal, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direitos Difusos e Coletivos, Direito Empresarial, Direitos Humanos, História / Organização / Princípios e Normas Institucionais da Defensoria Pública e da Defensoria Pública do Distrito Federal, Filosofia Jurídica, Sociologia Jurídica e Conhecimentos sobre o Distrito Federal.

Provas discursivas

As provas discursivas serão aplicadas nas datas prováveis de 14 e 15 de setembro. Nessa etapa, os candidatos deverão redigir, para cada prova, uma peça processual de até 120 linhas e responder 30 questões com até 30 linhas cada. O conteúdo será o seguinte:

Primeira prova discursiva: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Segunda prova discursiva: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Difusos e Coletivos e Direito do Consumidor.

Prova oral

Por fim, o último teste consiste em uma prova oral que será dividida em três grupos de conhecimento, sendo:  

Grupo um: Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direitos Difusos e Coletivos;  

Grupo dois: Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor;

Grupo três: Direito Penal, Direito Processual Penal e Direitos Humanos.

O teste terá duração de até 30 minutos, sendo 10 minutos para cada grupo de áreas do conhecimento. Durante esse tempo, o candidato deve ler e responder as perguntas que lhe forem entregues, bem como responder a arguição da banca examinadora. Para avaliação, serão considerados o domínio do conhecimento, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo.

Para mais informações, consulte os editais completos clicando aqui.

Prepare-se para o concurso, resolva questões on-line!

Guia de Estudos DPE - DF - 2019 - Cargo de Defensor Público

Resolva questões da instituição

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.