O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Governo do Estado prevê 1.269 vagas em próximo concurso para Depen Paraná

Não é só o concurso TJ PR que movimenta o Paraná.

O governador do Estado, Carlos Ratinho Júnior, anunciou, no último dia 3 de julho (2019), que o Departamento Penitenciário (Depen PR) deverá abrir concurso com cerca de 1.269 vagas no cargo de Agente Prisional.

De acordo com o anúncio, aqueles que se interessarem em ingressar no órgão deverão possuir o ensino médio completo e uma idade mínima de 18 anos para serem nomeados no órgão em questão.

Apesar do alto número de vagas para provimento imediato, o Sindicato da categoria afirma que está aquém do esperado e não suprirá o enorme déficit que se tem no Depen.

Principais informações do concurso Depen Paraná 2019:

Último concurso foi realizado em 2013

O concurso realizado em 2013 não se encontra mais vigente e, desso modo, toda ocupação de cargo no órgão deverá ser realizada através de uma nova seleção, que está anunciada para ter edital publicado com 1.269 vagas.

À época, 423 vagas foram postas em disputa para as seguintes regiões:

A banca Cops/UEL foi a responsável pela gestão do concurso Depen PR, o qual apresentou as seguintes características:

Observa-se, assim, que o concurso Depen PR 2013 teve taxa da inscrição no valor de R$ 100 e eram pagos, naquele ano, o valor de R$ 3.568,45 para o cargo oferecido.

Veja as etapas do concurso Depen PR

A disposição de etapas para o cargo de Agente Prisional do concurso Depen Paraná foi feita na seguinte ordem: provas objetivas; TAF (Teste de Aptidão Física); Avaliação Psicológica; Investigação Social; Curso de Formação Profissional e Avaliação Médica.

Em todas as etapas, exceto na de provas objetivas (que teve caráter classificatório e eliminatório), o caráter de julgamento era apenas ELIMINATÓRIO, não  tendo o condão de reclassificar o candidato aprovado nas provas de conhecimentos.

Quais disciplinas foram cobradas?

A prova de conhecimentos conteve cinco disciplinas, dentre elas: português, informática, matemática, atualidades e conhecimentos específicos. Veja:

O valor máximo que o candidato poderia atingir foi o de 10 pontos. Como podemos ver no quadro acima, as questões eram em número de 50, mas a contagem e pontos seguia a seguinte regra:

Abaixo listamos os conteúdos exigidos em cada disciplina:


Confira pacotes completos para diversos concursos

Quer saber mais sobre produtividade, motivação e alto rendimento em provas de concursos? Siga-me no instagram: @mauriciosa_

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.