'Retomaremos concursos', diz novo presidente do BNDES

O novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, tomou posse nesta segunda-feira, 6 de janeiro. Durante seu discurso, ressaltou a intenção de realizar novos concursos públicos para a instituição (concurso BNDES).

"Retomaremos concursos que não ocorrem há mais de dez anos, com cotas", disse.

Apesar do BNDES não necessitar de autorização do Governo Federal para a realização de concursos, o novo presidente citou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável por autorizar os concursos federais.

Mesmo com independência para executar novos certames, o BNDES deve estar de acordo com o orçamento para cada exercício.

Até o momento, não foram divulgados um prazo exato para a publicação do edital, bem como cargos e vagas a serem ofertados.

Lembrando que o BNDES não realiza um concurso público há mais de 10 anos e as promessas de um novo edital animam os interessados no certame.

Em 2015, a instituição chegou a dar início aos preparativos de um novo concurso público para técnico administrativo, de nível médio, e para profissional básico, de nível superior. No entanto, os processos foram adiados e a seleção não foi realizada.

Último concurso ocorreu há mais de dez anos

O último concurso público do BNDES ocorreu em 2012 e teve o prazo de validade expirado em 2015. Organizada pela Fundação Cesgranrio, a seleção ofertou oportunidades para cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior.

Para nível médio, as oportunidades foram para o cargo de técnico administrativo. Enquanto as vagas para nível superior, foram para profissional básico, nas especialidades de: Administração, Análise de Sistemas (Desenvolvimento e Suporte), Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia.

O processo de seleção ocorreu por meio de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva dos cargos de nível médio cobrou as disciplinas de Língua Portuguesa (25), Matemática (25), Língua Estrangeira (oito), Conhecimentos Específicos sobre o BNDES (seis) e Conhecimentos Gerais (seis).

Já a prova objetiva dos cargos de nível superior exigiu as disciplinas de Língua Portuguesa (20), Língua estrangeira (10) e Conhecimentos Específicos (20).

A prova discursiva para nível médio consistiu em uma redação e para nível superior em cinco questões de Conhecimentos Específicos.

Estude com o Qconcursos

Principais informações do concurso BNDES


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.