
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que, caso seja reeleito, poderá “evitar” a realização de concursos públicos. A declaração foi feita durante um evento da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), nesta terça-feira, 30 de agosto, em Brasília.
“Como eu disse na introdução, evitar os concursos públicos até para proteger os servidores que estão aí. Sei que muito jovem fica chateado, quer um concurso, mas a máquina está no seu limite”, explicou Jair Bolsonaro, ao responder uma pergunta sobre uma eventual reforma administrativa.
O candidato à reeleição disse ainda que dará reajuste para servidores.
“Três anos sem reajuste. Passaram por anos difíceis. O não concurso público, aposentadoria e outras coisas. A gente encaixa aí”, comentou.
LDO 2023
Apesar da afirmação do presidente Bolsonaro, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 traz a possibilidade de realização de concursos públicos federais, com o "provimento em cargos efetivos e empregos, funções, gratificações ou cargos em comissão vagos em todas a administração pública".
A LDO determina as metas e prioridades dos gastos públicos para o próximo ano e serve como base para a elaboração pelo governo federal do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA).
📅 Concursos abertos: veja a lista completa e atualizada