O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Acaba em 5 dias

Planos até 45% OFF. Aqui você tem tudo o que precisa em um só lugar. Vem! 😊

SAIBA MAIS

Estudo para concurso: como ser orientado pelo seu treinador digital

Aprender não é uma tarefa fácil. Por isso, estamos sempre acompanhados de mentorias ao longo da vida. São os professores nas escolas, os treinadores nos esportes e os coachs, solicitados para auxiliar na vida adulta, tanto pessoal quanto profissional.

Com o avanço da tecnologia, ficamos mais independentes, porém ainda acompanhados, só que pelas máquinas. No ambiente virtual, os dispendiosos serviços de coaching podem ser substituídos por ferramentas mais acessíveis, como é o caso do Treinador, funcionalidade do Qconcursos que atua como um coaching para concursos públicos virtual.

Disponível para assinantes dos planos Premium Plus e Ilimitada Digital, o Treinador é uma ferramenta que acompanha a evolução do aluno a partir do seu comportamento na plataforma, com análise do desempenho e recomendações de melhorias.

O aluno encontra o Treinador dentro do ambiente da Mesa de Estudos, que já de cara traz uma breve análise da sua performance com um link para os relatórios.

O diagnóstico é feito a cada 14 dias, período chamado de ciclo. Sempre que o relatório for liberado, o aluno receberá um aviso por e-mail para acessá-lo, como o já tradicional resumão da semana. Vale destacar que, para receber os dados, o assinante deve ter resolvido, no mínimo, 20 questões no período de análise.

Evolução histórica

No Treinador, o aluno pode acompanhar sua evolução nos estudos por meio de um resumo da sua produção no ciclo de 14 dias e uma comparação com o período anterior. Rapidamente, o aluno saberá a quantas questões respondeu, quantidade de comentários, seu desempenho total e a média da concorrência.

Além de avaliar a performance, essa funcionalidade possibilita ao estudante monitorar sua dedicação. Por exemplo, a queda no número de questões respondidas pode acender a luz de alerta e mudar os planos para o próximo ciclo de estudos.

Para ajudar no acompanhamento da evolução, a ferramenta também traz as disciplinas e assuntos mais praticados e os que o aluno teve o melhor desempenho. Além disso, é possível observar os pontos fracos aos quais o estudante deve ficar atento.

Análise da concorrência

O Treinador também está de olho nos concorrentes. Além de comparar o seu desempenho entre os períodos, a ferramenta mostra como está seu comportamento em relação à concorrência, que é definida com base em pessoas que praticaram disciplinas similares às do aluno e que tiveram os mesmos interesses e objetivos.

A imagem acima mostra a área da ferramenta que destaca a comparação entre concorrentes. Ao lado, é possível ver também um recado do Treinador. Nesse campo, ele alerta sobre a quantidade de simulados resolvidos e sua importância para os estudos.

Recomendações do Treinador

É sempre bom saber quais são os nossos pontos fortes e fracos. Isso nos ajuda a evoluir e a chegar mais perto das nossas metas. Após apontar a atuação e o desempenho do aluno no ciclo determinado, o Treinador termina o relatório com algumas recomendações ao aluno.

As recomendações são divididas em três grupos: pontos críticos, fracos e fortes. Os pontos críticos são as disciplinas em que os alunos têm menos de 50% de desempenho; os pontos fracos, de 50% a 75%; e os pontos fortes, acima de 75% de desempenho.

A imagem acima mostra um exemplo de pontos fortes de um aluno. O painel mostra o desempenho nas disciplinas e seus assuntos, com a visão geral de questões resolvidas, taxa de acerto e evolução ao longo do tempo.

Após destacar a performance, o Treinador traz recomendações de materiais de estudo, como a indicação do simulado no exemplo acima. Além disso, dependendo da performance do aluno, o treinador pode sugerir outros tipos de conteúdo, como cadernos, simulados de diferentes níveis de dificuldade e aulas em vídeo.

É claro que o ideal é que os pontos fracos e críticos estejam vazios, mas, se não for o caso, o Treinador está disponível para resolver esse desafio.

Gostou dessa solução e não é assinante ainda? Acesse a página de planos e assine o Premium Plus ou Ilimitada Digital para ter acesso a essa funcionalidade incrível.

Conheça mais funcionalidades do Qconcursos:

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.