O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Seu match está prestes a expirar! Última chance de aproveitar a partir de R$8,40 mensais.

O que é concurso público? Saiba aqui!

Se você chegou até aqui é porque se deparou com a possibilidade de transformar a sua vida por meio de um concurso público. Ou porque alguém lhe disse o quanto você pode ou porque conhece histórias que o motivaram a olhar para essa possibilidade.

O certo é que concurso público é uma porta para sua independência financeira, mas, para que a sua trajetória seja segura, é preciso conhecer o percurso para direcionar a sua rota de forma assertiva. Porque tempo é o que não se pode perder quando se pensa em estudar para ser aprovado em concursos públicos.

Confira a lista de concursos públicos abertos

A primeira coisa que você precisa entender é exatamente o que significa concurso público. Pensa comigo: toda vez que você vê uma vaga de emprego em uma empresa privada, consegue perceber que para preenchê-la é necessário todo um processo seletivo, certo?

Da mesma forma, quando a administração pública oferece uma vaga em uma de suas instituições (órgão, autarquia ou empresa pública), para que ela seja preenchida é necessário, também, um processo seletivo. Porém, um processo de seleção que obedeça aquilo que a lei determinar. Ou seja, a partir da Constituição Federal de 1988, o ingresso no setor público deve se dar por meio de aprovação em concurso público conforme o artigo 37.


“A administração pública federal direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, também, ao seguinte:

I – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei;

II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;”

(Constituição Federal, art. 37, 1988)


E para que isso? Para que se evite o tão conhecido "apadrinhamento". Porque dessa forma, os princípios administrativos serão respeitados pela administração pública e, aqui, estamos falando dos princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. E você vai ouvir muito falar em um tal de “LIMPE” durante seus estudos.

Porém, além desses princípios tão conhecidos de todos os concurseiros, existem outros que devem ser respeitados pela Administração Pública e por outras partes envolvidas no processo seletivo como, por exemplo, a banca examinadora.

Dessa forma, para você ocupar um cargo na administração pública que garanta estabilidade de carreira e com benefícios que apenas servidores concursados têm, é necessário ser aprovado em um concurso público no qual você será avaliado e aprovado dentro das condições estabelecidas. Mas, o melhor de tudo é que esse é um fator que só depende do candidato e que não existe, por força de lei, condição suficiente para que um ou outro candidato seja beneficiado no processo seletivo.

Leia mais: quem tem nome sujo pode fazer concurso público?

Não apenas o ingresso a um emprego ou cargo público se dá pela lei, mas também a criação da vaga a qual você poderá vir a ocupar. Ou seja, não se cria uma vaga na administração pública porque simplesmente alguém deseja e, sim, porque os requisitos para a criação foram todos preenchidos. A vaga que você almeja nasceu por força de lei e por essa forma será ocupada.

E para que tudo isso tenha sido formalizado, houve um processo no qual a administração pública obedeceu todos os passos: foi identificada a necessidade da realização de um  concurso para preencher determinadas vagas, solicitada autorização ao governo, esse pedido foi analisado, se procedente, é autorizado, em seguida é criada uma comissão para determinar como deverá ser esse concurso, logo após é definida a banca organizadora do concurso e, por último, publicado o edital, que é o documento no qual concentra as regras para o processo seletivo. Mas, isso vamos debater de maneira mais aprofundada em outro artigo.

Por isso, é importante você entender como funciona todo o processo para que você não estude e no final de tudo descubra que determinada vaga não pode ser ocupada por você por mais preparado que você esteja. Por quê? Porque você precisa preencher todos os requisitos que a vaga exige. E como saber disso?

Como ainda não temos uma lei específica que regule o concurso público, na falta dela, existe um documento administrativo conhecido como edital do concurso público, que eu falei anteriormente, que, muitas vezes, é chamado também de “a lei do concurso público”, pois ele determinará a forma como todo o processo seletivo deve acontecer, o que pode e o que não pode. E será por meio desse documento que você irá conhecer todas as regras e exigências para ocupar as vagas que foram ofertadas. Mas, isso não quer dizer que o edital seja a fonte sagrada do concurso público, intocável, os candidatos devem ser os  fiscais desse documento e, por isso, deve ser lido de forma aprofundada para que se entenda todas as regras e se observe se nenhum direito foi prejudicado.

Quais as áreas do concurso público?

Bem, primeiramente vamos entender o que significa áreas do concurso público.

A área de um concurso público traz a possibilidade de o candidato estudar para mais de um concurso de forma otimizada, ou seja, que ele possa aproveitar diversos conteúdos que sejam comuns a alguns concursos. Vários deles concentram o mesmo conteúdo a ser estudado, como por exemplo, as diversas áreas do direito. Entre as áreas do concurso público podemos citar as mais conhecidas: a bancária, a fiscal, a área de tribunais judiciais e a de tribunais de contas, a área fiscal, policial e administrativa.

Como dizem por aí “atirar para todos os lados só vai fazer você perder tempo, por isso, é muito importante escolher uma área do concurso público para se dedicar. Até porque quanto mais você sedimenta um conhecimento na cabeça, maior dominio você tem sobre ele, concorda? Então, ‘bora’ otimizar esses estudos para que a aprovação chegue mais rápido.

Leia mais: como começar a estudar para concurso

Como eu sei que posso participar de um concurso público?

Bem, participar e tomar posse de um emprego ou cargo público são coisas bem distintas.

Participar, todos, de modo geral, podem, mas, ao ser aprovado, existem condições prévias que são exigidas para tomar posse da vaga. Por exemplo, você precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, ter idade mínima de dezoito anos, estar quite com suas obrigações eleitorais e, no caso dos homens, quite com as obrigações militares, ter aptidão física e mental além de ter o grau de escolaridade exigido no edital. Esses são os requisitos básicos para participar de um concurso público.

Porém, existem outros requisitos, conhecidos como específicos, que podem ser peculiares dos cargos, como por exemplo, ser graduado em determinada área, ter carteira de motorista, ser E, tudo isso, está no tal documento que eu falei, o edital do concurso público.

E como participar de um concurso público?

Para participar de um concurso público, a primeira coisa é fazer a sua inscrição, que geralmente, acontece por meio digital. Existe uma taxa de inscrição a ser paga, mas também há possibilidade de conseguir a isenção total ou parcial desta taxa. Essas informações constam do edital.

De que forma serei avaliado no concurso público?

O concurso público tem algumas fases que fazem parte da avaliação do candidato. Essas fases são compostas de provas objetivas, as quais se podem se apresentar nas modalidades de múltipla escolha ou certo e errado, a depender da banca organizadora, e, em alguns casos, também são aplicadas provas discursivas.

As provas objetivas e discursivas geralmente acontecem no mesmo dia, porém, existem situações em que podem ser divididas em dois dias.

Além disso, avaliação de títulos e provas que testem a aptidão física do candidato para alguns concursos podem ser cobrados como avaliação.

Como posso acompanhar as notícias sobre concurso público?

Aqui mesmo no QC Notícias você fica por dentro das informações mais relevantes em relação ao andamento dos concursos públicos.

Além do canal de notícias, você pode participar do nosso grupo de Telegram e acompanhar nossas redes sociais. No instagram, twitter e facebook somos @qconcursos. E ainda tem um conteúdo bem bacana que você encontra no nosso canal do youtube.

Assim você consegue acompanhar tudo o que precisa para direcionar seus estudos.

Agora, que você já entendeu o que é concurso público fica mais fácil de fazer a sua escolha de forma assertiva e não perder seu precioso tempo!

Gostou desse papo nosso? Agora é a hora de você tornar o Qconcursos seu melhor parceiro de jornada que vai acompanhar seus estudos até à sua aprovação. Se você  não é assinante ainda, é só acessar a página de planos e assine o Premium Plus ou Ilimitada Digital para ter acesso a esse portal de estudos incrível que te oferece as ferramentas certas para seu melhor desempenho.

Bons estudos e rumo à aprovação!


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.